Propriedades medicinais da Erva Baleeira para a saúde

5 (100%) 2 vote[s]

Erva Baleeira (Cordia verbenacea) é uma planta nativa da Mata Atlântica, encontrada em quase toda a América do Sul; além de muito conhecida na medicina popular.

Ela é alvo de variados trabalhos científicos, por causa de suas propriedades medicinais, que comprovam sua eficácia, principalmente como anti-inflamatória.

Ela é conhecida por vários nomes tais como catinga-de-barão, cordia, erva-balieira, balieira-cambará, maria-milagrosa, salicinia, catinga-preta, maria-rezadeira, camarinha e camaramoneira-dobrejo; além de encontrada em quase todo o litoral brasileiro.

Erva Baleeira (foto //www.espacomamifera.com.br)

Erva Baleeira (foto //www.espacomamifera.com.br)

A planta é muito popular entre os indígenas brasileiros, que a utilizam para alívio de variadas dores e inflamações.

Descrição

A planta é em formato de arbusto ereto, de ciclo perene, muito ramificado, aromático e pode alcançar até 2,5 metros.

Suas folhas são simples, alternas, aromáticas, medindo entre 5-9 cm de comprimento. Possui flores pequenas, brancas, dispostas em inflorescências de 10-15 cm de comprimento, que dão origem aos frutos esféricos. Propaga-se por sementes e mudas, sendo encontrada em abundância, em solos arenosos e em áreas de restinga.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades anti-inflamatória, antifebrífuga, antimicrobiana, antifúngica, antiulcerogênica, diurética, laxante e tônica.

Serve para quê?

Erva Baleeira (foto //blog.plantei.com.br/)

Erva Baleeira (foto //blog.plantei.com.br/)

Ela é usada em forma de chá para alívio de dores, febres, para reumatismo, artrite reumatoide, gota, dores musculares e da coluna, nevralgias, prostatites, contusões e inflamações bucais.

Ela  é amplamente usada na farmacologia, na preparação de extratos, óleos essenciais e também na forma desidratada e em cápsulas.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Ela integra a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS); constituída de espécies vegetais, que possuem potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva; além de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais da Erva Baleeira para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.