Propriedades medicinais do Epilóbio para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Epilobio (Epilobium parviflorum) é uma planta nativa da América do Norteconhecida desde antiguidade por suas propriedades medicinais; além de amplamente usada na medicina popular, pelos indígenas norte-americanos.

Descrição

É um tipo de espécie de ciclo perene, que pode alcançar até 80 cm, cresce facilmente em qualquer tipo de solo; principalmente nos tipos ácidos e de calcário, campos abertos, pastos; além de ter ainda a particularidade de crescer em terras queimadas e desmatadas, mas a planta tem preferência por solos úmidos.

Possui folhas longas e perenes. Suas flores são grandes, de dois a três centímetros de diâmetro, e possuem coloração cor de rosa ou púrpura, que desabrocham anualmente durante a primavera. Propaga-se por mudas ou sementes.

Epilóbio (foto //www.indiamart.com)

Epilóbio (foto //www.indiamart.com)

Propriedades terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como  antiespasmódica, emoliente, adstringente, laxante, anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante.

Serve para quê?

Usada em forma de infusão para alívio de tosses, asma, soluços; além de ajudar na digestão. Suas folhas secas eram utilizadas como emolientes e adstringentes.

A planta é usada como alimento e muito popular entre os indígenas, que consumiam os brotos cozidos, ou ainda na forma de sopas.

Diversas balas, xaropes, gomas e até mesmo sorvetes são produzidos, principalmente na América do Norte, a partir dessa planta, que é muito popular na fitoterapia.

Epilóbio (foto //flora.org.il)

Epilóbio (foto //flora.org.il)

Ela é usada ainda na fabricação de pomadas, que são eficazes para aliviar problemas de pele, para alívio de queimaduras; além de ajudar na diminuição de acnes.

Ela é usada ainda com o açafrão, em forma de infusão, para ajudar no alívio das temidas hemorroidas, mas não há comprovação científica para tal.

Onde encontrar?

Ela é de fácil cultivo, podendo ser encontrada em hortas medicinais; e em sites que comercializam sementes e mudas de flores.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais do Epilóbio para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.