Damiana, além de bela possui vários benefícios para a saúde

Damiana (Turnera sp.) originada das Américas, mas muito popular na África e Europa, conhecida desde os tempos mais remotos, na medicina popular; para alívio de várias enfermidades. Conhecida como flor-do-guarujá ou albina.

Conheça a Damiana

Ela é um arbusto de pequeno porte, que se adapta a qualquer tipo de solo, prefere rega constante, sem encharcamento. Possui folhas verdes, serradas e ovaladas. Suas flores são amarelas, aromáticas e visitadas por abelhas. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Damiana

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como adstringente, diurética, relaxante, balsâmica, digestiva, emoliente, afrodisíaca, estomáquica, expectorante, purgativa e tônica.

Ela contém vários componentes químicos tais como cafeína, tanino, pepsina e ácido tânico. Tem sido estudada pela UFMA, Universidade Federal do Maranhão; e testada em pacientes que a utilizam para amenizar os males causados pela radioterapia e quimioterapia; e tem demonstrado um alívio para esses casos. Os estudos ainda são inconclusos.

Utilização da Damiana

Ela é utilizada na medicina popular, em forma de chá, extrato ou tônico; para diferentes males tais como bronquite, diabete, má digestão, disenteria, cólica menstrual, dor de dente, dor nas costas, febre, gripe, hemorragia, incontinência urinária, leucorreia, dor na região lombar, má digestão, puerpério (período pós-parto) e para dores reumáticas. Além de ser usada para eliminação de vermes intestinais.

Ela possui efeitos narcóticos, mas é uma planta considerada legal em várias partes do mundo, mas que deve ser consumida com moderação como qualquer planta medicinal.

Onde encontrar a Damiana?

Ela é encontrada em quintais de casas de roça, em mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Ela é encontrada facilmente em terrenos baldios, calçadas, canteiros, praças e jardins, pois se adapta facilmente, sendo considerada quase uma planta daninha.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Damiana (Foto: http://www.farmaciadanatureza.com.br/damiana/)

Damiana (http://misremedios.com/sustancias/damiana/)

1 Comment on "Damiana, além de bela possui vários benefícios para a saúde"

  1. Bom Dia, onde posso encontrar a semente, pois tem muita gente vendendo chanana por damiana

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.