Cotia, tipicamente brasileira e muito versátil para diversas finalidades

5 (100%) 1 vote

Cotia (Joannesia princeps) é uma árvore tipicamente brasileira, encontrada em quase todas as regiões. É também conhecida por boleira, cotieira, andá-açu, bagona, coco-de-purga, fruta-de-arara, fruta de cotia e purga de cavalo.

Cultivo da Cotia

Ela possui grande porte e pode alcançar até 20 metros de altura e caule com aproximadamente 60 cm de diâmetro. Possui folhas verde-brilhantes e flores esbranquiçadas e arroxeadas, preferidas pelas abelhas. Propaga-se por sementes, muitas das vezes disseminadas por animais silvestres.

Cotia

Cotia

Adapta-se bem ao clima tropical brasileiro, sendo bem tolerante às variações de rega e temperatura; mas não se adapta em regiões frias.

Propriedades Terapêuticas da Cotia

A planta possui as seguintes propriedades terapêuticas que são cicatrizante, laxante, purgativa e antifebril.

Serve para que?

Ela e utilizada para fabricação de palitos de fósforos, celulose, tabuado, forros, canoas, jangadas, na marcenaria, na produção de tamancos e brinquedos.

Sua semente é usada para fins medicinais como purgativa; além do olho do fruto ser usado para extração de óleo, que substitui o óleo de linhaça.

Suas sementes servem para fabricação de biodiesel, como alternativa de energia sustentável. A casca do fruto é usada como combustível para fogões a lenha e fornalhas.

As sementes eram usadas para preparação de sabão caseiro, com cinzas das fornalhas e banha de porco, que era usado na higienização de vasilhas e das roupas.

Cotia

Cotia

O cotia é muito conhecida entre as pessoas que moram na roça principalmente pela propriedade laxante, pois ao ingerida, ela provoca forte diarreia e muito mal-estar, sendo considerada tóxica.

As castanhas possuem alto valor nutritivo, desde que consumidas in natura e sua árvore é usada para reflorestamento de áreas degradadas.

o óleo extraído da casca, folhas e frutos da planta é usado na medicina popular, podendo ser empregado em emplastros, na cicatrização de feridas e no combate à febre.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cotia, tipicamente brasileira e muito versátil para diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*