Canela de Velho desde a antiguidade aliviando dores

Avalie esta postagem

Canela de Velho (‎Miconia albicans) é uma planta nativa da América, encontrada facilmente no Brasil; sendo muito conhecida entre os nordestinos por causa de suas propriedades; que são amplamente utilizadas na medicina popular; cuja tradição é passada de geração em geração.

Ela é conhecida há décadas pelos nordestinos que a cultivam em seus quintais; além de utilizá-la para alívio de diversos males.

Cultivo da Canela de Velho

Ela é uma planta subarbustiva, bem resistente à variação de temperatura, pouco exigente em relação ao solo e à frequência de irrigação. Possui caule fino, que pode variar de 1 a 8 metros de altura. Suas folhas são cruzadas e ovaladas, com coloração verde-brilhante na parte superior e meio esbranquiçada na parte inferior.

Suas hastes florais são avermelhadas, com pequenas flores brancas ou amareladas e pequenos frutos redondos. Suas flores são preferidas pelas abelhas, que também são responsáveis por sua polinização.

Possui aproximadamente quinze variedades diferentes, mas todas utilizadas na medicina popular para alívio das dores. Propaga-se por mudas ou estaquias; além de ser dispersada por insetos e pequenos animais.

Propriedades da Canela de Velho

A planta apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, digestiva, antitumoral e antimicrobiana.

Benefícios da Canela de Velho

Ela é amplamente utilizada na forma de chá, na medicina popular, para redução das dores e da inflamação das articulações, redução de radicais livres e ainda para purificação do sangue.

O chá ainda é usado para problemas estomacais, como afrodisíaco, torcicolos e para ajudar no controle da diabetes; além de ajudar a prevenir os radicais livres que provocam diversas enfermidades.

Onde encontrar a Canela de Velho?

Ela é encontrada em pastagens, terrenos baldios e quintais das casas de roça. Ela é amplamente comercializada na forma desidratada para preparação de chás; além de vendida em sites especializados em plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Canela de Velho (foto fonte //www.lachaussetterouge.fr/2016/09/miconia-albicans.html)

Canela de Velho (foto fonte //www.lachaussetterouge.fr/2016/09/miconia-albicans.html)

Canela de Velho (foto fonte //www.lachaussetterouge.fr/2016/09/miconia-albicans.html)

Canela de Velho (foto fonte //www.lachaussetterouge.fr/2016/09/miconia-albicans.html)

1 Comment on "Canela de Velho desde a antiguidade aliviando dores"

  1. Valter Miguel de Oliveira | 22 de maio de 2019 at 00:36 | Responder

    Gostaria de saber que tipo de solo, posso plantar uma muda de Micônia Albicans,
    se é terra preta adubada, se é barro, se é qualquer terra, emfim gostaria de uma
    opinião.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.