Salgueiro é repleto de propriedades benéficas à saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Salgueiro (Salix spp) é uma planta de origem asiática, reunida em variadas espécies; além de conhecida desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais.

Ela é conhecida por vários nomes tais como salseiro, salso salseiro, oeirana, chorão, árvore chorão e salgueiro do rio; além de amplamente empregada na medicina popular.

As espécies mais conhecidas são o salgueiro negro (Salix nigra); o salgueiro frágil (Salix fragilis) e o salgueiro de casca roxa (Salix Purpurea).

Salgueiro (foto //commons.wikimedia.org)

Salgueiro (foto //commons.wikimedia.org)

Descrição

A planta atinge de 12 a 20 metros de altura, com tronco que tem em média de 40 a 60 cm de diâmetro. Prefere locais úmidos, solos ricos em nutrientes e temperatura amena, mas tolera clima mais quente.

Produz folhas simples e sutilmente peludas, com 8 a 12 cm de comprimento por 4 a 8 mm de largura, que dependendo da espécie, caem em direção ao solo.

Produz muitas sementes, e sem as plumas contém aproximadamente 3.500.000 unidades. Sua propagação poder ser por mudas ou pelas suas sementes.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como adstringente; anafrodisíaca; antibacteriana; tônica; digestiva; vermífuga; analgésica; sudorífera; antisséptica e antirreumática.

Serve para quê?

O pó extraído da casca do salgueiro é usado para aliviar dores e reduzir a febre; além de ajudar na saúde intestinal e na melhora da digestão.

A casca do salgueiro branco contém salicina ou ácido salicílico, que, conjugado ao acetato, originou o ácido acetilsalicílico, que deu origem à famosa aspirina.

Salgueiro (foto //fineartamerica.com/)

Salgueiro (foto //fineartamerica.com/)

Sua madeira, leve e resistente é usada em obras externas, caixotaria, construções rurais e para produção de pasta celulósica.

A árvore poder ser empregada em paisagismo e regeneração de áreas ciliares degradadas.

Muito popular na simbologia e em diversos rituais, pois no Oriente é um símbolo de imortalidade e ressurreição. Na China, estava associada a cerimônias fúnebres. Reconhecida ainda como símbolo de vida eterna, sendo plantada na porta da casa, em direção ao sol. Era preferido ainda pelas bruxas para suas magias.

Onde encontrar?

Ele é comercializado, em forma de pó, em farmácias de manipulação e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Salgueiro é repleto de propriedades benéficas à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.