Jerivá e suas variadas finalidades

Jerivá (Syagrus romanzoffiana) é um fruto de origem brasileira, nativo da Mata Atlântica, conhecido por vários nomes tais como Baba-de-boi, Coco-de-babão, Coco-de-cachorro, Coco-de-catarro, Coqueiro, Coqueiro-gerivá, Coquinho, Coquinho-de-cachorro, Gerivá, Jeribá, e Palmeira-jerivá.

Ele é encontrado em várias regiões brasileiras, principalmente no sudeste, centro-oeste e em alguns locais da região sul.

Conheça o Jerivazeiro

A planta, possui ciclo perene, é de médio porte e chega a alcançar até 20 metros de altura, prefere solos encharcados tais como brejos e várzeas. Possui folhas longas e pendentes. Sua inflorescência surge quase o ano todo em forma de cacho, em pequenas flores amareladas, que são visitadas por abelhas.

Seus frutos amarelados, do tipo drupa é arredondado, possui polpa fibrosa, doce e suculenta. Cada fruto produz uma semente, que se assemelha a um pequeno coco, com sabor amendoado e comestível. A propagação da planta é através das sementes ou de mudas.

Utilização do Jerivazeiro

A planta é muito versátil, aproveitada para várias finalidades. Seus frutos servem de alimento e produção de óleo. Sua madeira empregada na construção rural, fabricação de mourões e engradamento para telhados. Suas folhas servem como cobertura de casas e para alimentação do gado. O palmito retirado da planta é saboroso e utilizado em várias receitas culinárias.

A planta é utilizada em projetos de paisagismo, em jardins, ruas e praças; seja isolados ou em grupos; e para a recuperação de áreas degradadas.

A polpa do jerivá maduro pode ser batida e utilizada para preparação de sucos, cremes e mousses.

Onde encontrar o Jerivá?

Ele é encontrado em quintais de casas de roça, em chácaras, em regiões de matas mais úmidas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Os frutos do jerivazeiro faziam a alegria das crianças de roça, que se reuniam para pegar, abrir e quebrar os coquinhos com pedras, para degustação de sua polpa e suas saborosas amêndoas.

Jerivá (Foto: //denisegomesludwig.blogspot.com.br/)

Jerivá

Be the first to comment on "Jerivá e suas variadas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.