Benefícios e aplicações do Eucalipto para a saúde e vias respiratórias

5 (100%) 2 vote[s]

Eucalipto (Eucaliptus spp.) é originário da Austrália e introduzido em Portugal na primeira metade do século XIX e bem adaptado às diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil. Ele é conhecido ainda como Eucalipto-comum e eucalipto-da-Tasmânia.

A planta rapidamente se transformou num importante recurso econômico; sendo utilizada principalmente para a produção de pasta de papel.

Descrição

É uma espécie florestal de ciclo perene, sendo uma das árvores mais altas do mundo, apresentando grande porte, que pode variar 30 a 55 m de altura podendo atingir os 90 m; além de possuir rápido crescimento e alta resistência, pois pode chegar a viver mais de 100 anos.

Eucalipto (foto Evandro Marques site  www.coisasdaroca.com )

Eucalipto (foto Evandro Marques site www.coisasdaroca.com )

Possui tronco ereto e esguio, com ramificação apenas na parte terminal, com tonalidade cinzento-claro, liso, que se solta facilmente e que ao secar enrolam-se entre si. A madeira é esbranquiçada; muito rica em água e ao quebrar produz longas falhas aguçadas ligadas entre si por fortes fibras flexíveis.

Produz flores esbranquiçadas, que aparecem de setembro a outubro e produzem um néctar que quando transformado em mel tem um sabor e cheiro característicos.  Seus frutos são em formato de cápsulas lenhosas; que contêm numerosas sementes minúsculas, que são libertadas através de válvulas que se abrem aquando da maduração.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como antigripal; diurética; anti-inflamatória; antisséptica; febrífuga; expectorante; adstringente; anti-helmíntica; balsâmica; hipoglicemiante; estomáquica; sedativa; tônica; bactericida; antiviral; repelente; estimulante; desinfetante; antimalárica; antifúngica; antipirética; aromática; antiespasmódica; antirreumática; antioxidante; vermífuga; calmante; refrescante; desodorante; broncodilatadora e sudorífica.

Serve para quê?

A planta é amplamente utilizada pela indústria farmacêutica e cosmetológica para a produção de variados cosméticos e medicamentos; além de usado na preparação de repelentes de insetos e alívio dos sintomas de sua picada.

Seu óleo essencial, extraído de suas folhas, é usado em spas para diversas finalidades terapêuticas; além de perfumar e purificar o diversificado ambiente. Comercializado a designação de cineol (cineole ou eucaliptol), é utilizado em confeitaria, produzindo um efeito refrescante e dilatador dos brônquios semelhante ao mentol.

Eucalipto (foto Evandro Marques site  www.coisasdaroca.com )

Eucalipto (foto Evandro Marques site www.coisasdaroca.com )

Na medicina popular, suas folhas frescas, são usadas, em forma de vapor, para descongestionamento nasal e alívio de sinusites.

Sua madeira é amplamente utilizada para a confecção de celulose, mourões para cercas ou fabricação de cabos de enxada e variados móveis.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e aplicações do Eucalipto para a saúde e vias respiratórias"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.