Socozinho, ave com extrema habilidade para pescar

O socozinho é uma ave da ordem Pelicaniformes, a mesma da garça branca, do guará, dos pelicanos… e uma grande variedade de aves com bico grande e com ampla distribuição geográfica. No estado do Pará ele é conhecido como socó-mirim.

A ave é encontrada em praticamente toda a América do Sul, África, sudeste asiático e Austrália.

Com aproximadamente 35 centímetros quando adulto, o pássaro tem um jeito muito peculiar de andar; sempre agachado, e com olhar atento, à procura de alimento.

Alimentação

Trata-se de  uma ave carnívora, alimentando-se de peixes, anfíbios, crustáceos, moluscos, insetos aquáticos e caranguejos.

O bico avantajado no tamanho é uma importante adaptação à captura desse tipo de alimento. De um modo geral, o socozinho fica andando na beirada de rios e lagos e, quando passa uma presa, dá o bote certeiro. Ótimo pescador! Como não possui dentes (característica de todas as aves) engole a presa inteira.

Reprodução

É uma espécie dioica, com dimorfismo sexual e fecundação interna. A fêmea põe, geralmente, 3 ovos de coloração esverdeada em ninhos que são construídos em árvores ou arbustos, sempre à beira de cursos d’água. O período de choca varia de 21 a 23 dias, conforme a espécie.

Socozinho

Socozinho (Foto: Evandro Marques)

De um modo geral, não apresenta uma plumagem típica para a reprodução. Nesta fase, as pernas (que são amarelas) tornam-se avermelhadas.

É uma ave muito solitária  e, mesmo na época reprodutiva, não é muito comum encontrá-la juntamente com outras.

Be the first to comment on "Socozinho, ave com extrema habilidade para pescar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.