Enxameamento, fenômeno de migração de abelhas

5 (100%) 1 vote

Enxameamento é o nome que se dá à migração de parte de uma colmeia (abelhas), que é constituída por 1 rainha – a única fêmea fértil da sociedade, operárias (fêmeas estéreis) e zangões (machos, cuja função é fecundar a rainha durante o voo nupcial).

Como curiosidade, o zangão é o único que não trabalha na colmeia. E é a única casta cujos representantes podem entrar em outras colmeias (desde que haja alimento em abundância na região).

Enxameamento

Quando um enxame está muito grande, a rainha libera feromônios que induzem as operárias a produzirem nova rainha. Para isto, larvas de até 3 dias de vida devem receber geleia real como alimento. Com esse ingrediente na dieta, o sistema reprodutor desenvolve e aquela larva que viraria uma operária,  acaba se transformando em uma rainha.

A partir do momento em que uma nova rainha é formada, parte do enxame deixa o local em que se encontra e vai à procura de outro local para se instalar – é o enxameamento. Junto às operárias que migram vai a rainha mais velha.

É bastante comum na zona rural as pessoas observarem enxames de abelhas migrando de uma região para outra. Quando o enxame é muito grande e voa muito baixo,  é bom buscar algum lugar para se proteger. Pode ocorrer de alguma(s) abelha(s) se enrolar(em) no cabelo e ocorrer a picada, que é bastante dolorida.

Uma vez encontrado o local ideal (um buraco no tronco de uma árvore ou em um cupinzeiro; uma chaminé desativada…) o enxame se instala. Acontece, porém, que em alguns casos o enxame fica em um galho da árvore, por algum tempo,  sem entrar em nenhum buraco (ex.: buraco feito por um pica-pau).

Como forma de proteção da rainha (que é única), as operárias ficam voando (e se amontando umas sobre as outras) no entorno dela, de modo que a imagem que se tem é um mosaico de abelhas sobre abelhas.

Tal como ocorre com qualquer enxame, crianças não devem brincar próximos destes amontoados de abelhas, pois, elas podem ficar agressivas e atacá-las.

Enxameamento

Enxameamento

 

Enxameamento

Enxameamento

Be the first to comment on "Enxameamento, fenômeno de migração de abelhas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*