Maçã é uma fruta repleta de propriedades para a boa saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Maçã (Malus sp) é fruto da macieira, de origem indefinida, mas acredita-se que é nativa da Ásia; além de ser encontrada em diversas regiões do planeta; sendo uma fruta muito popular.

Cultivada desde a antiguidade, ela está presente em passagem bíblica, sendo considerada como a fruta do pecado; além de fazer parte de histórias infantis como a Branca de Neve. É intitulada ainda como a rainha das frutas europeias.

Descrição

A macieira é uma árvore de pequeno porte, que pode chegar até 10 metros de altura, possui tronco de casca parda e lisa; além de ter copa arredondada. Seu fruto é globoso, de coloração que passa de verde a vermelha, dependendo da variedade.

Maçã (foto //arnarb.harvard.edu)

Maçã (foto //arnarb.harvard.edu)

A flor, que aparece na primavera, mas varia de acordo com a espécie e clima de cada região específica; se apresenta nas tonalidades branca ou rosada, sendo preferida pelos insetos.

A planta é bem exigente em relação ao clima que deverá ser temperado e como solo sílico-argiloso e profundo. Propaga-se pelas sementes ou mudas.

As variedades mais cultivadas são gala, golden delicious, red ou Argentina e fuji, que variam na textura, cor, suculência e sabor da polpa. Elas se apresentam basicamente em três tipos que são o de mesa, de cozinhar ou próprias à fabricação da sidra ou do vinagre.

Ela chegou ao Brasil, por volta dos anos 20, com os imigrantes europeus e se adaptou bem aos climas regionais das regiões sul e do sudeste do país; nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, que são responsáveis pela quase totalidade do volume produzido.

Propriedades da maçã

A fruta é rica em fibras, vitaminas B1, B2, B3, C e E; sais minerais tais como ferro, potássio, fósforo; além das propriedades digestiva, adstringente, anticancerígena, cicatrizante, antioxidante e saciante.

Consumida regularmente ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde intestinal e na digestão.

Maçã ( foto //www.forestryimages.org/browse/)

Maçã ( foto //www.forestryimages.org/browse/)

Serve para quê?

Ela é utilizada em diversas preparações, desde salgadas como purês, biscoitos, bolos, doces como tortas, e até na preparação de bebidas tais como sucos e sidra.

Ela pode ser consumida in natura, em diversas preparações; ou na forma de chá, que ajuda na digestão e no funcionamento intestinal.

Be the first to comment on "Maçã é uma fruta repleta de propriedades para a boa saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.