Jenipapo versátil e rico em benéficio para a saúde

Avalie esta postagem

Jenipapo (Jenipa americana) fruto do jenipapeiro é originado da América Central, encontrado em várias regiões brasileiras, conhecido popularmente por vários nomes tais como janipapo, janipapeiro e jenipapinho.

Ele é conhecido pelos índios, desde os tempos mais remotos; e para eles tinha o significado de fruta que mancha ou para pintar.

Conheça o Jenipapeiro

É uma planta de médio porte, que atinge até 14 metros de altura, sendo pouco exigente em relação ao solo, clima e umidade. Possui copa frondosa; flores grandes, vistosas, hermafroditas, de cor amarelo-ouro com 5 pétalas, brancas, que após se abrirem ficam amareladas e levemente aromáticas.

Seu fruto tipo baga, ovoide, com 5 a 12 cm de diâmetro, possui cor escura, casca rugosa e murcha. Sua polpa é marrom clara, doce e ácida, suculenta, de aroma forte que envolve numerosas sementes pardas.

Propriedades do Jenipapo

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como fortificante, estimulante, diurética, antimalárica, antipirética, afrodisíaca e vermífuga, sendo utilizado na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

O fruto é rico em ferro, cálcio, hidratos de carbono, fibras, gorduras, água, e vitaminas B1, B2, B5 e C.

Utilização do Jenipapo

Ele é utilizado na preparação de suco, geleia, compota, doce, licor, xarope, vinho, álcool, vinagre, aguardante e quinino, que é usado como antimalárico e antipirético.

Seu consumo regular, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce, devido às suas propriedades antioxidantes. Ajuda no controle das plaquetas sanguíneas para pacientes que fazem tratamento quimioterápico.

Na medicina popular, ele é usado para controle das verminoses e auxilia na melhora de bronquites e dos sintomas da asma.

O fruto verde é utilizado como corante em artesanatos, tecidos e papéis. A casca, que é rica em tanino é usada para tratamento de couro. Sua madeira é serve para várias finalidades, seja na construção civil ou na confecção de diversos materiais. A planta é utilizada na recuperação de áreas degradadas, por ser de fácil adaptação.

Onde encontrar o Jenipapo?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em chácaras, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Jenipapo (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/jenipapo.html)

Jenipapo (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/jenipapo.html)

Jenipapo (foto fonte www.produtomercadolivre.com)

Be the first to comment on "Jenipapo versátil e rico em benéficio para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.