Propriedades e benefícios do Feno Grego para a saúde

Feno Grego (Trigonella foenum-graecum) é uma planta nativa da Ásia, sendo muito popular entre os indianos,  desde a antiguidade, por causa de propriedades medicinais para a boa saúde.

Ele é cultivado há mais de 1.000 anos e amplamente usado na medicina popular, na alimentação de diversas formas e em diversas receitas culinárias.

Ele é conhecido e cultivado em várias partes do planeta; por isso conhecido vários nomes tais como alforvas, ervinha, fenacho, Fenugreek (inglês), alholva (espanhol), alholva e heno griego (casteliano), fenugrek (francês), fieno greco comune (italiano), hu lu ba, hu-lu-pa e k’u-tou (chinês) e mêthi (hindu).

Feno Grego (foto //mediplantepirus.med.uoi.gr/)

Feno Grego (foto //mediplantepirus.med.uoi.gr/)

Descrição

Ele era cultivado como forrageira, por ser de fácil cultivo; além de adaptar-se a qualquer tipo de solo, sendo pouco exigente à frequência de rega e temperatura.

Possui ciclo perene, hastes peludas, verdes e redondas com poucos talos de folhas e pode atingir cerca de sessenta centímetros de altura. As flores são brancas com tingido de violeta no início do verão. Suas sementes possuem sabor forte e são responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

A parte mais utilizada da planta são as sementes, que apresentam propriedades digestiva, fortificante, laxante, antitumoral, antitussígena e anti-inflamatória.

A planta é rica em proteína, lecitina, vitaminas A, B e C, minerais tais como ferro e cálcio; além de vários aminoácidos, que incluem lisina, tryptophan, leucina, histidina, e arginina.

Serve para quê?

Ingerido regularmente auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde da pele.

Feno Grego (foto //www.vupt.cz)

Feno Grego (foto //www.vupt.cz)

Ele é usado no tratamento de problemas digestivos como a prisão de ventre e a gastrite. Também é indicado para quem sofre de distúrbios no sangue e na corrente sanguínea, a exemplo da anemia e do colesterol, respectivamente. Além disso, ajuda no tratamento de raquitismo, cárie, faringite, furúnculo, cólicas menstruais, inflamações e hemorroidas.

Os indianos, que o consomem regularmente, tostam seus grãos, que poderão ser usados no cozimento de legumes ricos e feculentos, passando um leve sabor amargo e um cheiro pronunciado. Os grãos germinados são usados em diversas saladas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades e benefícios do Feno Grego para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.