Damasco, saboroso e repleto de propriedades e benefícios

5 (100%) 1 vote

Damasco (Prunus armeniaca) é  uma fruta de origem asiática, muito cultivada na China; mas que se aclimatou em várias regiões do planeta, principalmente na América do Sul.

Ele é conhecido ainda por damasqueiro, albricoqueiro, alperce, alperceiro e alpercheiro.

Cultivo

O damasqueiro é bem resistente, pois pode sobreviver até 80 anos. Após três anos de plantio, tem início a produção dos frutos. Possui folha caduca e pode atingir altura que varia de 5 a 7 m de altura.

A planta prefere clima frio, mas se adapta bem em temperatura tropical, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por mudas.

As folhas são ovadas serradas e com pecíolo vermelho. Sua floração chama atenção pela beleza, em suas flores solitárias ou geminadas, que podem ser brancas ou rosas e polinizadas pelas abelhas.

Os frutos, que remetem ao formato do pêssego, são amarelados, com casca aveludada, com caroço volumoso, que se separa facilmente de sua polpa.

Propriedades terapêuticas

O fruto possui diversas propriedades tais como diurética, laxante, antioxidante, antidiarreica e calmante. É rico em fibras, vitamina A, C, B1 e B2; além de bons níveis de sais minerais tais como Ferro, Potássio e magnésio.

Serve para quê

Seu consumo regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e no bom funcionamento intestinal.

Na culinária, é amplamente utilizado em tortas, doces, mousses, bolos e compotas, geleias; além de ingerido in natura.

Damasco (foto http://plants.connon.ca)

O óleo extraído da semente do fruto, é usado pela indústria cosmetológica para produção de óleos, que ajudam na saúde e na hidratação dela; além de preparação de loções, cremes e sabonetes.

Onde encontrar?

Encontrado facilmente em mercados, lojas de produtos veganos e em sites que comercializam sementes e plantas.

Ele é encontrado ainda em quintais das casas de roças e em pomares frutíferos, enfeitando os espaços, na época de sua florada.

Be the first to comment on "Damasco, saboroso e repleto de propriedades e benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.