Mamona ( Ricinus communis L) é uma planta arbustiva originária da Ásia, conhecida também como mamoneira, rícino, carrapateira, bafureira, baga e palma-criste. Ela é encontrada em diversos continentes.
Cultivo da Mamona
A mamoneira é bem resistente, tolerando clima quente e luz solar boa parte do dia. Ela é pouco exigente em relação à frequência de rega, sendo tolerante à escassez de água. Ela se adapta a qualquer tipo de solo, exceto os argilosos e muito úmidos. Propaga-se por mudas ou sementes.
Ela é facilmente encontrada em terrenos baldios, em plantações e pequenas vegetações à beira de estradas e rodovias.

A planta se apresenta em forma de arvoreta de médio porte, com folhas brilhantes, cujas margens são dentadas e sustentadas por longos pecíolos.
Suas flores aparecem em forma de inflorescência, na forma feminina de cor verde e masculina, na cor creme. Seus frutos, em forma de cápsula, possuem três sementes, recobertos por espinhos, nas cores verde ou avermelhada.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Utilização
A planta é usada para fins ornamentais, sendo de fácil cultivo; além de embelezar jardins, praças e canteiros.
De suas sementes é extraído um óleo, que é amplamente utilizado na preparação de biodiesel; além de ser ingrediente em valiosas aplicações na indústria química.
As sementes da mamona contêm uma poderosa toxina, a ricinina, que pode ser mortal, se não for usada adequadamente.
Suas folhas maceradas são usadas para adubação foliar, em forma de pulverização de baixo para cima. A maceração pode ser aplicada diretamente em formigueiros e cupinzeiros.
Medicina Popular
A mamona é muito conhecida na medicina popular, para alívio de prisão de ventre, como purgativo e para evitar gripes e resfriados.

O azeite é extraído de forma artesanal, acondicionado em garrafas e utilizado em pequenas doses, pois pode ser tóxico à saúde.
Deve-se evitar a ingestão das sementes,pois elas podem causar náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e evolução para óbito.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp