Lírio Africano (Agapanthus africanus) é de origem africana, encontrada em quase todos os continentes do planeta; sendo utilizada como ornamental e medicinal. Ela é conhecida também como agapanto e agapantus.
Descrição
A espécie é uma planta de ciclo perene, que pode alcançar até 90 centímetros de altura. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Habita ainda locais altos e solos arenosos.

As inflorescências, que variam do branco, lilás e azul, são polinizadas pelas abelhas, além de duráveis e possuírem hastes longas, que as tornam excelentes para o uso como flor-de-corte e para a confecção de arranjos florais. As folhas são longas, laminares de cor verde escura, e conferem belo aspecto à planta, mesmo fora do período de floração.
Ela multiplica-se pela divisão da planta, é resistente a doenças e exigem baixíssima manutenção, além de ser muito rústica.
Serve para quê?
No paisagismo, a planta é usada em maciços e bordaduras, emoldurada por gramados, a pleno sol. Ela é empregada com o objetivo de bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Na medicina popular, as raízes são empregadas como cardíacas e estomacais, sendo usadas para alívio de problemas cardíacos e dores intestinais.
Onde encontrar?
Ela é encontrada em sites que vendem sementes e mudas de plantas e em floricultura, além de fazer parte de variados jardins, tais como o do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis e variados projetos paisagísticos.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp