Propriedades medicinais e aplicação da planta Hamamélis

5 (100%) 1 vote[s]

Hamamélis (Hamamelis virginiana L) é de origem americana e conhecida popularmente por vara mosqueada, nogueira-de-bruxas, aveleira-de-bruxa, aveleira-de-feiticeira e flor-do-inverno.

Ela é usada desde a antiguidade na medicina popular, sendo muito conhecida pelos indígenas, que a empregavam para alívio de diversos males.

Descrição

É uma arbusto que pode alcançar até 3 metros de altura, com casca lisa e amarronzada e folhas caducas. A planta é de fácil cultivo, tolera temperaturas mais quentes, mas não suporta geadas.

Hamamelis (foto //wisflora.herbarium.wisc.edu)

Hamamelis (foto //wisflora.herbarium.wisc.edu)

Produz flores amarelas por fora e pardacentas por dentro, hermafroditas, em forma de pequenos cachos, que aparecem no final do outono, quando caem as folhas e dão origem aos frutos capsulares. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, descongestionante, bacteriostática, vasoprotetora, adstringente,  hemostática, antidiarreica, cicatrizante e anti-hemorroidal.

Serve para quê?

A planta é utilizada na medicina popular para alívio de hemorroidas, varizes, inflamações de
pele e mucosas em geral tais como gengivites, estomatites e herpes; além de ajudar na cicatrização de feridas e melhora do aspecto da acne.

Seus galhos em forquilhas eram comumente empregados como varas para detectar água e ouro, em diversas regiões da América.

Como usar?

A planta é usada em forma de infusão das folhas e cascas, extrato glicerinado, como pomada, gel ou creme, água destilada, unguentos, desodorantes, sabonetes, xampus e loções.

Hamamélis (foto //www.biolib.cz)

Onde encontrar?

A planta é encontrada em farmácia de manipulação, em diversos produtos da farmacologia, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicação da planta Hamamélis"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.