Azarole (Crataegus azarolus) é uma planta de origem europeia, muito popular na Grécia; e nominada popularmente como Planta do Coração, Espinheiro do Mediterrâneo, Hawthorn Berry, Mosphilla e Mediterranian Medler.
Ela é conhecida desde a antiguidade, por gregos e romanos, que a usavam em vários rituais, pois para eles a espécie significava a esperança; o matrimônio e a fertilidade; além de ajudar a espantar os maus espíritos.

Azarole (fotohttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crataegus_azarolus_Zingaro_084.jpg)
Descrição
Ela é uma planta de médio porte, que pode atingir até 10 metros de altura, produz folhas caducas, flores brancas perfumadas e frutos vermelhos. Prefere encostas e regiões montanhosas para seu desenvolvimento. Propaga-se por sementes e mudas.
Propriedades medicinais
Ela apresenta algumas propriedades medicinais, que atuam na saúde da circulação e no controle da pressão arterial; sendo todas as partes da planta empregadas, em forma de chá ou tintura, na medicina popular.
Serve para quê?
Além de usada na medicina popular, ela é aplicada em projetos paisagísticos, sendo aproveitada em diversos jardins, canteiros e praças.
Sua madeira, pesada, dura e resistente, é usada para preparação de alças de ferramentas, marretas e outros itens pequenos. Ela é valorizada ainda para fabricação de carvão, pois produz pouca fumaça e muito calor.

Azarole (foto https://gd.eppo.int/taxon/CSCAZ/photos)
As frutas, cruas ou cozidas são empregadas em receitas de tortas e na preparação de conservas. Elas podem ser usadas frescas ou secas, para uso posterior, e possuem sabor ácido agradável.
Onde encontrar?
Ela é encontrada em sites que vendem mudas e sementes de plantas frutíferas ou medicinais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Propriedades medicinais e utilização do Azarole na saúde e ornamentação"