Propriedades e utilização do Agerato

Agerato (Ageratum houstonianum) é uma herbácea nativa da América Central, sendo encontrada de norte a sul do continente, pertencente à família Asteraceae, que é a mesma do Mentrasto. Ela é muito popular entre os mexicanos.

Descrição do Agerato

A herbácea possui ciclo anual, é ereta, ramificada, com ramagem áspera, pode alcançar até 30 centímetros de altura e possui florescimento vistoso.

Agerato

Agerato (foto https://www.floresefolhagens.com.br/)

Prefere clima tropical, mas adapta-se a temperaturas mais baixas e solos ricos em nutrientes. A planta propaga-se por meio das sementes.

Suas folhas são pilosas, densas, denteadas, de cor verde-brilhante e  ovaladas.

As flores são compostas por numerosas flores felpudas, róseas ou brancas e em diferentes tonalidades de azul e lilás, de acordo com a variedade. Surgem na primavera e permanecem até o final do outono.

Serve para quê?

Ela é usada na decoração de jardins, formando maciços ou margeando canteiros; também em vasos e jardineiras, tanto solitárias, ou por meio de composição com outras flores.

Na medicina popular, o suco extraído da planta é usado para cicatrização de pequenos machucados e feridas, sendo muito popular na zona rural.

Agerato

Agerato (foto https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/agerato-flores/)

Onde encontrar?

Ela é cultivada em pequenos jardins e em praças; além de comercializada em sites, que vendem mudas e plantas medicinais.

Encontrada ainda em diversas floriculturas, pois é comercializada como flor de corte para decoração de variados ambientes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades e utilização do Agerato"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.