Conheça os benefícios e a diversidade de utilização da Abaca

Abaca (Musa textilis) é uma planta originária das Filipinas, mas desde o início do século XIX, ela é conhecida principalmente entre os marinheiros, que a utilizam para fabricação de cordas.

Descrição

Ela é uma herbácea que pode alcançar até 6 metros de altura, possui ciclo perene, de folhagem verde, cujas folhas podem chegar a 2 metros de comprimento e 60 centímetros de largura.

Abaca

Abaca (foto https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Musa_textilis_47zz.jpg)

Produz flores masculinas e femininas na mesma planta e seu fruto é ovoide com numerosas sementes, mas não é comestível.

A planta produz uma moita, que pode atingir até 30 cm de diâmetro na base, dando a impressão de formato de árvore.

Ela habita locais úmidos, desde que bem drenados; prefere luz solar boa parte do dia, solos ricos em nutrientes e altitudes mais baixas. Propaga-se por sementes ou divisão das touceiras.

Serve para quê?

Ela é considerada uma das mais importantes plantas de fibras do mundo, sendo cultivada em larga escala nas Filipinas, Sumatra, Equador e América Central. É usada ainda em áreas de reflorestamento.

As fibras das bainhas das folhas são usadas para fazer cordas para navios e redes resistentes à água salgada; além de fabricação de sacos e panos para diversas finalidades.

No Japão é usado para fazer papel especial para a construção de paredes móveis da sala, mas com o advento das fibras sintéticas, a demanda por esta planta reduziu um pouco; embora esteja se tornando cada vez mais popular como fonte de fibras para a fabricação da celulose.

A fibra é usada ainda na fabricação de materiais de construção como telhados e pisos, placas de parede, placas de teto e folhas de papel de parede, além de reforçar concreto e asfalto.

Abaca

Abaca (foto https://i.ytimg.com/vi/BkLo-7sfXy0/maxresdefault.jpg)

A bainha de folha externa seca (“bac-bac”) é útil na fabricação de placa de teto, placa deslizante e substituto de papel de parede. É utilizada ainda para fazer bandejas, cestas, sacos, chinelos, persianas, cortinas e painéis de parede.

As bainhas internas são usadas ainda para fazer telhados e para sombreamento de mudas; além de servirem como pratos ou recipientes de alimentos. As lâminas das folhas são usadas para sombreamento e como forma de embrulho.

Uso na medicina popular

Na medicina popular filipina, a seiva da planta é usada no tratamento de feridas, especialmente para induzir a coagulação sanguínea.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Conheça os benefícios e a diversidade de utilização da Abaca"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.