Abaca (Musa textilis) é uma planta originária das Filipinas, mas desde o início do século XIX, ela é conhecida principalmente entre os marinheiros, que a utilizam para fabricação de cordas.
Descrição
Ela é uma herbácea que pode alcançar até 6 metros de altura, possui ciclo perene, de folhagem verde, cujas folhas podem chegar a 2 metros de comprimento e 60 centímetros de largura.
Produz flores masculinas e femininas na mesma planta e seu fruto é ovoide com numerosas sementes, mas não é comestível.
A planta produz uma moita, que pode atingir até 30 cm de diâmetro na base, dando a impressão de formato de árvore.
Ela habita locais úmidos, desde que bem drenados; prefere luz solar boa parte do dia, solos ricos em nutrientes e altitudes mais baixas. Propaga-se por sementes ou divisão das touceiras.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Ela é considerada uma das mais importantes plantas de fibras do mundo, sendo cultivada em larga escala nas Filipinas, Sumatra, Equador e América Central. É usada ainda em áreas de reflorestamento.
As fibras das bainhas das folhas são usadas para fazer cordas para navios e redes resistentes à água salgada; além de fabricação de sacos e panos para diversas finalidades.
No Japão é usado para fazer papel especial para a construção de paredes móveis da sala, mas com o advento das fibras sintéticas, a demanda por esta planta reduziu um pouco; embora esteja se tornando cada vez mais popular como fonte de fibras para a fabricação da celulose.
A fibra é usada ainda na fabricação de materiais de construção como telhados e pisos, placas de parede, placas de teto e folhas de papel de parede, além de reforçar concreto e asfalto.
A bainha de folha externa seca (“bac-bac”) é útil na fabricação de placa de teto, placa deslizante e substituto de papel de parede. É utilizada ainda para fazer bandejas, cestas, sacos, chinelos, persianas, cortinas e painéis de parede.
As bainhas internas são usadas ainda para fazer telhados e para sombreamento de mudas; além de servirem como pratos ou recipientes de alimentos. As lâminas das folhas são usadas para sombreamento e como forma de embrulho.
Uso na medicina popular
Na medicina popular filipina, a seiva da planta é usada no tratamento de feridas, especialmente para induzir a coagulação sanguínea.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp