A creatina tem sido destaque no mundo fitness, mas você sabe realmente o que ela é e como pode beneficiar sua rotina de exercícios e saúde? Vamos mergulhar no universo desse suplemento popular para esclarecer suas dúvidas.

Creatina (imagem: Canva)
O que é?
Produzida naturalmente pelo corpo, a creatina é formada por aminoácidos essenciais: glicina, metionina e arginina. Mesmo presente em alimentos como carnes e peixes, ela ganhou fama em sua forma suplementar concentrada; uma vez que a quantidade produzida não é suficiente para as demandas corporais. Principalmente armazenada nos músculos, uma fração também beneficia o cérebro.
Benefícios da Creatina:
- Aumento de Massa Muscular: Atua contra a sarcopenia, auxiliando na prevenção da perda muscular, especialmente em idosos e pessoas em recuperação por ser uma forma de “recarregar” a energia perdida pela célula durante a contração muscular. Dessa forma, como ela “recarrega” a célula, ela auxilia a uma melhoria na performance muscular, que resulta em um aumento da massa.
- Recuperação Muscular Eficiente: Reduz inflamações e danos musculares após exercícios intensos, equilibrando o pH muscular e potencializando o ganho de massa magra.
- Prevenção de Doenças Crônicas: Aliada a uma dieta balanceada e atividade física, a creatina contribui para a prevenção de doenças cardíacas, reduzindo níveis de homocisteína, um marcador ligado a ataques cardíacos.
- Contribui para a Atividade Cerebral: a atividade dos neurônios depende da quebra de energia na forma de ATP, uma molécula que depende da presença de fosfato. Uma vez que a creatina contribui para a regeneração dessa molécula, ela consequentemente contribui para que a atividade cerebral seja realizada de forma mais eficiente. Dessa forma, a creatina pode ser um excelente suplemento para idosos que apresentam doença de Alzheimer, por exemplo.
O impacto da creatina no organismo varia. Enquanto alguns sentem os efeitos em três semanas, outros optam pelo protocolo de saturação, percebendo resultados em cerca de uma semana (deve-se lembrar que cada pessoa deve procurar o acompanhamento de um nutricionista para a definição do protocolo mais adequado).
Embora muitas pessoas acreditem que a creatina provoque uma sensação de inchaço, na verdade ela não promove a retenção de líquidos, mas sim de água intramuscular; de forma que há um aumento no volume muscular.
Como Tomar Creatina?
Recomenda-se uma média de 3 gramas diários, conforme indicação da Anvisa. No entanto, essa dosagem pode variar conforme a necessidade individual. Independente de ser ingerida antes ou após os exercícios, é importante mantê-la regular, sendo de uso crônico, o que indica que ela deve ser tomada inclusive em dias nos quais não há prática de atividade física. Geralmente, é diluída em água ou outra bebida.
O consumo de creatina, mesmo sem exercícios, ainda oferece benefícios, pois suas propriedades vão além do mundo fitness. Mas lembre-se, sempre consulte um especialista antes de iniciar qualquer suplemento.

Benefícios da Creatina (imagem: Canva)
Be the first to comment on "Benefícios da creatina para a saúde: como tomar e para que serve?"