Fandango é uma dança típica, que possui uma variedade de formas, que são definidas pela região específica de origem, ritmo e humor.
O nome fandango se origina do fado português, que significa dança e canto tradicional; e do fatus em latim, que significa destino, sendo uma forma musical, que é característica de folclore espanhol, englobado dentro das formas de Flamenco.
É uma dança que é realizada em pares, sendo conhecida na Espanha e Portugal, desde o período Barroco, que é caracterizada por movimentos vivos e agitados. Possui certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas, sendo seguida de um ciclo de acordes característicos tais como lá menor, sol maior, fá maior e mi menor.
Origem do Fandango
A dança típica não tem origem definida, mas acredita-se que provavelmente tem raízes árabes. Há quem acredite que a dança é de procedência africana, que entrou na Península Ibérica pelas mãos dos escravos negros.
Ela era popular na Europa no século XVIII e sobreviveu até o século XX, como uma dança folclórica da Espanha, Portugal, do sul da França, e América Latina.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Registros
O registro mais antigo da melodia usada para o Fandango está documentada no Livro de Diferentes Melodias de Guitarra, em 1705.
A dança foi documentada pela primeira vez por um padre espanhol em 1712, mas, no entanto, especialistas do Fandango estão em desacordo sobre as verdadeiras origens da dança.
De um lado, a teoria mais proeminente é que ela evoluiu a partir das danças da Andaluzia como a Malagueña ou Murciana. Outra diz que o Fandango poderia ser de um fundo mourisca; enquanto outros acreditam que poderia ser derivado de danças na América Latina e nas Índias Ocidentais.
Característica da dança
Essa dança é vista como fertilidade ou namoro dança, que é realizado entre os casais em um festival ou reunião. O canto e dança contam uma história, normalmente de amor e namoro, simbolizando o jogo de perseguição, que ocorre no amor.
Historicamente, a dança é realizada somente entre dois parceiros, que não se tocam ao longo de toda a sequência da dança. Atualmente, a dança evoluiu para assumir um maior número de dançarinos, não apenas dois; além de ter mais instrumentos musicais.
A dança tem início com um ritmo lento, que aumenta gradualmente em passos rítmicos mais rápidos com rotura e cliques nas castanhola, pois ela em implica em dançar, cantar e estalar as castanholas, que produzem o som de cliques.
Atualmente as guitarras e pandeiros são usados, mas antigamente eram usadas apenas as castanholas estalando. Ela é executada ainda m instrumentos de corda, como rabeca, violão, viola e, mais recentemente, cavaquinho e banjo.
A dança se adapta de acordo com a região e hábitos pertinentes aos dançarinos, que inserem movimentos e ritmo, que vão se modificando, mas sem perder sua característica original.
No Brasil, no litoral paranaense, o fandango está sempre presente, principalmente na cidade de Paranaguá, que recebe turistas, que têm interesse em apreciá-lo.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Fandango eh muito bom, gostei de conheçer a historia dele.
Obrigada por ter postado essas informações, me ajudaram muito em uma pesquisa escolar que tive de fazer. A história do Fandango é realmente interessante.