Confira as provas da Festa do Peão de Americana 2022

A Festa do Peão de Americana 2022, conhecida como um dos maiores eventos de rodeio do Brasil, ocorrerá entre os dias 10 e 19 de junho; no Parque De Eventos CCA – Festa Do Peão, Caminho de Servidão, 245 – São Sebastião.

A festa, que este ano chega a sua 34ª edição, vem sendo eleita, por diversos anos seguidos, como a maior e melhor festa do peão do país; e contará com grandes atrações, como Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e Pedro Sampaio.

Festa do Peão de Americana 2022 (imagem: Reprodução/Facebook)

Provas Festa do Peão de Americana 2022

Além das diversas atrações culturais e artísticas do evento, as provas de rodeio são algumas das mais esperadas por lá; e ocorrerão em 3 modalidades distintas:

  • Rodeio em Touros – um dos mais famosos e mais arriscados rodeios, é esta modalidade em que o peão está montado sobre um touro que supera seu peso em quase dez vezes! Nessa prova, que tem a duração de 8 segundos, o touro tenta derrubar o competidor; que deve se manter sobre o animal segurando-se com apenas 1 mão. A outra mão, que também é chamada de mão de equilíbrio, não deve tocar em absolutamente nada, ou o peão é automaticamente desclassificado.
  • Cutiano – Rodeio em Cavalos – uma modalidade essencialmente brasileira e que conquistou espaço nos festivais de rodeio é o Cutiano; cujo nome se dá devido à forma do arreio, que é mais liso e arredondado. Nessa prova, assim como na anterior, a mão não pode tocar em nada e a espora deve ser puxada do pescoço em direção à alça do arreio, na mesma frequência do pulo do cavalo. Desse modo, quanto mais alta, maior também será a pontuação. Assim como no rodeio em touros, o tempo é de 8 segundos e a pontuação varia de 0 a 100 pontos.
  • 3 tambores – essa prova é a única que permite a participação feminina; na qual a competidora precisa ter bastante velocidade e agilidade na sua prova. Na arena, são distribuídos três tambores em disposição triangular, com uma distância de cerca de 30 metros entre eles. O primeiro tambor deve ser contornado o mais rápido possível, em 360º, da esquerda para direita; enquanto os outros dois também devem ser contornados 360º, mas da direita para esquerda. Após o contorno dos três tambores, a competidora deve ir para a linha de chegada, e aquela que completar o percurso no menor tempo sem faltas, vence a prova.

Ingressos para a Festa

Os ingressos para a Festa do Peão de Americana já estão disponíveis, e o atendimento para compra está disponível no site oficial desse belíssimo evento.

Be the first to comment on "Confira as provas da Festa do Peão de Americana 2022"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.