Confira a programação de Minicursos do CBFruticultura 2022

O Congresso Brasileiro de Fruticultura 2022 já tem data marcada para o período de 25 a 29 de abril, no centro de eventos LHS, em Florianópolis, SC. Em sua 27ª edição, o evento conta com o tema “a valorização da ciência brasileira para a produção de frutas”; e marca os 50 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

O que é o CBFruticultura?

O Congresso Brasileiro de Fruticultura é um evento promovido pela Epagri em associação com a UDESC, UFSC, Embrapa e SBF; com o objetivo de trocar conhecimentos e informações sobre a área da fruticultura no Brasil. Além de reunir diversos profissionais da área de pesquisa, produtores e empresários; o evento conta com uma programação variada para atender aos seus mais diversos visitantes.

Isso porque, além das palestras, visitas técnicas, apresentações de trabalhos científicos, e conferências; o evento conta com uma feira de tecnologia com o objetivo de humanizar o trabalho no campo e permitir a racionalização do uso de insumos e recursos naturais. A expectativa é de que mais de 600 trabalhos sejam expostos, e que hajam mais de 1200 participantes.

CBFruticultura 2022 (imagem: Divulgação)

CBFruticultura 2022 (imagem: Divulgação)

Programação de Minicursos do CBFruticultura 2022

O CBFruticultura 2022 também contará com diversos minicursos na área, com uma programação completa que pode ser conferida a seguir:

Minicursos CBFruticultura 2022 – 27 e 28 de Abril de 2022

  • Minicurso 1 – Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes

Ministrante: Vinicius Caliari – Epagri

Horário: 8:00 às 10:00

Local: Arena 220

Ementa: Histórico do vinho, tipos de vinhos e uvas, métodos de elaboração, plano de análise sensorial, descritivos gustativos, aromáticos, avaliação global e avaliação sensorial de vinhos.

1. Breve descritivo de métodos de elaboração de vinhos
2. Plano de análise sensorial de vinhos
3. Vinhos Roses e tintos
4. Descritivos aromáticos de vinhos
5. Análise e degustação de 5 amostras de vinhos Rosés e tintos

  • Tecnologias para micropropagação de fruteiras

Ministrantes: Valdir Stefenon, Yohan Fritsche, Bruna Ronchi Hermann, Lucas Barasuol Franco – UFSC

Horário: 8:00 às 10:00

Local: Sala 1

Ementa: A aplicação de biotecnologias pertinentes na fruticultura vem promovendo avanços diversos desde a produção de mudas até a valorização comercial pela caracterização de moléculas secundárias. Neste minicurso serão abordados os fundamentos teórico-práticos de ferramentas biotecnológicas aplicadas na propagação, conservação e caracterização molecular de recursos genéticos de espécies frutíferas. Serão discutidos os potenciais e as dificuldades no uso das biotecnologias, bem como suas perspectivas.

1. Propagação clonal de plantas selecionadas: Organogênese e Embriogênese Somática
2. Propagação massal em sistemas de imersão temporária em biofábricas de plantas
3. Conservação in vitro de espécies frutíferas a curto, médio e longo prazo
4. Integração da cultura de tecidos vegetais com a biologia molecular
5. A Genômica na fruticultura

  • Minicurso 3 – Fruticultura Agroflorestal

Ministrantes: Ilyas Siddique, Jhoan Sebastián Mora Rave, Izabela Marques dos Santos, Mattea Rice e Felipe Mathia Corrêa (UFSC)

Horário: Quarta-feira 27 de abril, 8:00 às 10:00 e 13:30 às 17:00

Local: Sala 2 e Fazenda Experimental da UFSC

O minicurso será ministrado de forma teórico-prática no dia 27 de abril na Fazenda Experimental da Ressacada da UFSC. Haverá um ônibus para o transporte dos participantes, que sairá do Centro de Eventos as 13:30h e retornará as 17:00h.

Os participantes confirmados deverão preencher um formulário de inscrição no site: https://leap.ufsc.br/cb

Ementa: Fruticultura sintrópica que regenera e diversifica. Horticultura diversificada que financia o estabelecimento de pomares. Máquinas e implementos amplamente usados na agropecuária brasileira compatíveis com a fruticultura diversificada. Restauração ecológica através da fruticultura diversificada. Manejo, beneficiamento e cadeias produtivas de frutas nativas. Gestão agroecológica de propriedades através do aplicativo open source LiteFarm.org.
No site https://leap.ufsc.br/cb se encontram maiores informações.

1. Como baratear, financiar e mecanizar o estabelecimento e manutenção de pomares orgânicos através da sucessão agroflorestal (Izabela dos Santos, Ilyas Siddique)
2. Podas e cadeias produtivas de frutas nativas de alto valor econômico e nutritivo (Jhoan Sebastián Mora, Mattea Rice, Ilyas Siddique)
3. Restauração de áreas degradadas através da fruticultura agroflorestal (Felipe Mathia Corrêa, Ilyas Siddique)

  • Minicurso 4 – A Ciência do Sensoriamento Remoto Orbital Aplicado à Fruticultura 

Ministrante: Kleber Trabaquini – Epagri

Horário: 8:00 às 10:00

Local: Sala 3

Ementa: O sensoriamento remoto com a capacidade de obter informações e análise de decisões através de imagens de satélite, oferece para a agricultura atual uma ferramenta de alto valor agregado. Neste minicurso serão abordados temas teóricos e práticos, com a demonstração de como a fruticultura pode ser analisada e ao mesmo tempo, chegar a tomada de decisão através de dados originados de uma imagem de satélite.

1. Definições e conceitos básicos do sensoriamento remoto orbital
2. Noções básicas da interação entre a radiação solar e vegetação
3. Principais sensores orbitais utilizados na agricultura
4. Aplicações de imagens de satélite e sensoriamento remoto na fruticultura
5. Processamento digital de imagens (PDI) na agricultura
6. Limitações da ferramenta e perspectivas futuras

  • Minicurso 5 – Melhoramento genético e modernas técnicas de propagação de morangueiro

Ministrantes: Francine Regianini Nerbass e Juliana Martins de Lima (UDESC)

Horário: 8:00 às 10:00

Local: Sala 4

Ementa: A adaptabilidade de uma cultivar para uma determinada região produtora é uma expressão da interação entre o genótipo e o ambiente, as ações dos programas de melhoramento genético são direcionadas para o desenvolvimento de genótipos adaptados para cada região produtora de morango no Brasil. Além de escolher a cultivar adaptada, os produtores tem que obter mudas de qualidade, pois na produção de morango, ao longo do ano de cultivo ocorre o acúmulo de doenças e pragas, o que torna as plantas mais frágeis para o seguimento delas no segundo ano, isso pode acarretar baixa produtividade, sendo assim, as plantas precisam ser renovadas o que ocasiona grande demanda anual, tornando a produção de mudas um fator de grande importância na cadeia produtiva do morango. Neste minicurso, serão abordados fundamentos sobre os objetivos dos programas de melhoramento genético da cultura do morangueiro no Brasil (produtividade, qualidade da fruta, precocidade e suscetibilidade a pragas e doenças), com ênfase no programa desenvolvido pelo Centro de Ciências Agroveterinárias através da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC). Ademais, esse programa já introduziu duas cultivares de morango no Brasil, portanto também serão será abordado suas modernas técnicas de propagação utilizadas nesta cultura, pois a escolha da planta mãe é essencial a observação de alguns critérios, bem como: vigor da planta, se é uma planta robusta, com caules e folhas sem deformações e de coloração verde uniforme; nutrição equilibrada e boa qualidade, sem manchas indicativas de doença e deficiência nutricional.

1. Melhoramento Genético:
– Objetivos dos programas de melhoramento genético na cultura do morangueiro;
– Métodos de melhoramento (hibridação e seleção recorrente), biologia floral e banco germoplasma;
– Programas de melhoramento genético ativos no Brasil e no mundo.

2. Propagação:
– Produção de matrizes e suas etapas (coleta e estabelecimento in vitro, multiplicação, enraizamento, aclimatação);
– Produção de mudas em sistema convencional (solo) e em sistema semi-hidropônico (fora do solo).
– Viveiros e legislação.

CBFruticultura 2022 e 50 anos da SBF (imagem: Divulgação)

Be the first to comment on "Confira a programação de Minicursos do CBFruticultura 2022"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.