Expointer 2022 terá mais de 5 mil animais de argola, confira

Uma das feiras agropecuárias de maior destaque no Brasil é a Expointer, que em 2022 ocorrerá entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro; na cidade de Esteio, situada no Rio Grande do Sul.

O evento, que esse ano chega a sua 45ª edição, conta com uma programação variada, repleta de palestras, exposição de artesanato, espaço para a agricultura familiar, show de máquinas, desfile de animais, e exposição das mais diversas espécies.

Exposição de animais da Expointer 2022

A edição de 2022 da feira terá a participação de 5.093 animais de argola, os quais vão a a julgamento; superando o número da edição passada, que era de 2825 animais;

Os exemplares podem ser visualizados nas mais de 20 pistas para julgamentos e leilões; ao passo que no dia 2 de setembro, ocorrerá o tão aguardado desfile dos campeões. Vale ressaltar que as associações de criadores têm até o dia 10 de agosto para inscrever bovinos rústicos e equinos, com o objetivo de participar exclusivamente de provas e leilões.

Expointer 2022 – exposição de animais (imagem: Divulgação)

Pequenos e Grandes animais

Um dos grandes destaques dessa edição é a participação de animais de pequeno porte, sendo que há um total de 1898 inscritos. Dentre estes, há 41 raças de aves, 29 de coelho e 6 de pássaros; compondo assim o pavilhão mais visitado do evento.

Já no que se refere aos ovinos, haverá a participação de 892 animais de 15 raças; sendo que esse ano também haverá o retorno da raça Lacaune, com três exemplares. Esta raça é uma raça leiteira, cujos últimos exemplares participaram da Expointer em 2008.

De bovinos de corte, 16 raças serão expostas, sendo que haverá a estreia da raça Bravon; a qual se originou do cruzamento das raças Devon e zebuína. No total, 655 bovinos de corte irão participar dos julgamentos.

Já os zebuínos serão um total de 132 inscritos de sete raças, ao passo que os bubalinos estarão num total de 16 inscritos de duas raças. Além disso, os bovinos de leite serão 403, de 4 raças.

E os equinos contarão com 809 inscritos de um total de 10 raças; sendo que esse ano o Mangalarga Marchador irá retornar com 11 animais, retomando sua participação após sua última aparição em 2017. Por fim, os caprinos serão 131 inscritos de 3 raças, com estreia da Kalahary, uma raça de corte.

Finalidades da exposição de animais

  • Expor e comercializar reprodutores das diferentes espécies de animais domésticos;

  • Proporcionar aos criadores o conhecimento do grau de desenvolvimento da produção animal, pelo exame dos reprodutores expostos;

  • Apresentar a produtores e indústrias o que vem sendo realizado no setor do agronegócio; demonstrar os resultados do emprego de novas tecnologias, visando ao aprimoramento dos rebanhos;

  • Estabelecer maior intercâmbio entre os meios criatórios, produtivos e industriais, além da troca de experiências entre técnicos.

Be the first to comment on "Expointer 2022 terá mais de 5 mil animais de argola, confira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.