Olaria destinada a produção de objetos à base de barro ou argila

Olaria, oficina de oleiro ou oficina de ceramista,  é um local destinado à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria-prima. A palavra olaria é originada de “ola”, termo antigo para “panela de barro” ou de cerâmica.

O local para a produção artesanal de tijolos foi muito popular no Brasil até meados do século XX. Ele contava com ajuda de animais, escravos, imigrantes e passou por várias transformações ao longo dos anos.

Os vestígios mais antigos de tijolos datam 7.500 a.C. Inicialmente não eram cozidos, apenas secos ao sol. Por volta de 3.000 a.C. começaram a surgir os tijolos cozidos, que eram muito mais resistentes.   Por volta de 1.200 a.C. a produção se massifica, com o advento das grandes olarias.

Olaria (foto http://www.redecaetano.com)

Olaria (foto http://www.redecaetano.com)

Processos de fabricação na Olaria

O tijolo para ser fabricado passa pela extração do barro ou argila, que será misturado num processo, que geralmente é chamado de maromba. Após a mistura é acondicionado em forma, que varia de tamanho, pois depende de sua finalidade. Para secagem da massa, há a necessidade de colocação em estufas, ou exposição ao sol, dependendo do fabricante. Após a secagem, ele é acondicionado em forno para queima, que garante maior durabilidade ao produto.

Equipamentos:

-Pipa, máquina rústica movida a tração animal usada para homogeneização das argilas, geralmente confeccionada em madeira. Tal máquina sofreu várias transformações e há mais modernas e movidas à eletricidade;

-Sucata, fôrma de madeira para produção dos tijolos de acordo com a padronagem, que varia, conforme a época e o fabricante;

-Estufa, local próprio para acondicionamento e secagem dos tijolos;

Olaria (foto http://olariasantoagostinho.com.br/)

Olaria (foto http://olariasantoagostinho.com.br/)

-Forno para queima dos tijolos, que ficam mais resistentes para variadas construções.

Tipos de tijolos

Os tijolos possuem variadas colorações e podem ser fabricados a partir de:

-Argila;
-Argila xistosa;
-Silicato de cálcio;
-Cimento;
-Cerâmica (barro cozido);
-Adobe (barro cru, que às vezes é misturado com capim);
-Laminado;
-Concreto;
-Vidro.

Finalidade

O tijolo é um produto cerâmico, que geralmente é avermelhado e possui forma de paralelepípedo. Sua principal utilização é na construção das paredes de uma obra civil e substitui a taipa.

Mesmo após a criação de diversos outros materiais, o tijolo, em seus diversos formatos e materiais, continua sendo, com o cimento, o principal material da construção civil. O principal concorrente do tijolo cerâmico é o tijolo à base de cimento, conhecido também como bloco de concreto.

Be the first to comment on "Olaria destinada a produção de objetos à base de barro ou argila"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.