Aplicação, propriedades medicinais e utilização da Tramazeira

Tramazeira (Sorbus aucuparia) é encontrada em quase toda Europa, sendo muito popular entre os portugueses; além de amplamente empregada na medicina popular. Ela é conhecida por outros nomes populares tais como Sirvo-bravo, Tramagueira, Sorveira-brava e Tramaseira.

Descrição

A árvore é bem longeva e pode ultrapassar mais de 100 anos e atingir mais de 15 metros de altura. Possui copa densa, com folhas compostas e peludas.

Tramazeira (foto //serralves.ubiprism.pt/species/show/273)

As flores em corimbos terminais, pouco ramificados possuem pétalas brancas e são muito perfumadas. Produz fruto carnudo, vermelho e bem ácido, que é preferido por pássaros e animais silvestres.

Propaga-se por sementes e mudas. Possui crescimento rápido, sendo pouco exigente em relação ao solo, mas prefere luz solar direta e tolera temperaturas mais baixas.

Propriedades Medicinais

Ela é  rica em propriedades antioxidante, antidiarreica, anti-inflamatória, digestiva, adstringente, diurética, anticancerígena e anti-hemorroidal; além de ser rica em vitamina C e tanino.

Serve para quê?

Seus frutos são amplamente usados na alimentação, mas apresentam forte acidez; além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da pele.

Os frutos são empregados na fabricação de compotas, sendo utilizado nos países nórdicos, no fabrico de bebidas alcoólicas, tais como licores e vodkas. As folhas e flores são usadas na preparação de chá.

Tramazeira (foto //serralves.ubiprism.pt/species/show/273)

Na medicina popular, a planta possui várias aplicações medicinais, sendo usada para tratar problemas renais, escorbuto, hemorroidas e diarreia.

A madeira é muito compacta e elástica, sendo empregada para tornear, ou na fabricação de rodas e cintas de pipas. Ela é usada ainda em finalidades ornamentais para diversos projetos paisagísticos.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em regiões da Europa e da Ásia; além de comercializada em sites e farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicação, propriedades medicinais e utilização da Tramazeira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.