Aplicações e propriedades medicinais da Pulmonária

Pulmonária (pulmonaria officinalis) é uma planta de origem europeia, mas é conhecida desde a antiguidade, na medicina popular, por causa de suas propriedades medicinais.

Ela é nominada por outros nomes tais como sábio de Jerusalém, prímula de Jerusalém, erva-de-pulmão-azul; sendo muito usada também para finalidades ornamentais, por causa de suas belas e coloridas flores.

Pulmonária (foto //www.jeremybartlett.co.uk/2019/02/28/lungwort-pulmonaria-officinalis/)

Descrição

A herbácea possui ciclo perene e crescimento lento, é peluda e habita locais de sombra; desde que o solo seja rico em nutrientes e a rega seja frequente e sem encharcamento. Ela cresce facilmente em bosques, matagais; além de cultivada em diversos tipos de jardins.

Suas folhas são em formato de coração; suas flores são em forma de cacho e variam da tonalidade vermelha a azul, passando pelo violeta; além de chamar atenção por sua beleza.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como expectorante, balsâmica, diurética, sudorífica, cicatrizante, anti-inflamatória e remineralizante; além de ajudar no fortalecimento dos ossos e dos tecidos.

Serve para quê?

Desde a antiguidade é usada na medicina popular, para alívio de males das vias respiratórias e do pulmão; além de usada para alívio de gripes, dores de garganta, bronquites e para amenizar febres. Ela auxilia ainda na cicatrização de feridas e na diminuição de processos inflamatórios.

Pulmonária (foto //jb.utad.pt/especie/Pulmonaria_officinalis)

A planta é usada em forma de chá, cataplasma, extrato ou ainda suas folhas podem ser ingeridas em sopas e saladas.

A herbácea é usada em projetos paisagísticos, sendo empregada em áreas de bosques, jardins de sombra, áreas de fronteira, jardins de pedra ou ainda como orla de caminho.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de vendida, em farmácias de manipulação, na forma de extrato ou desidratada.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicações e propriedades medicinais da Pulmonária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.