Propriedades Medicinais e aplicação da Mandragora

Mandragora (Mandragora sp) é de origem europeia, conhecida desde a antiguidade pelos mágicos e na utilização  dela em variados rituais; além de ser nominada ainda por raiz gritadeira.

Ela foi mencionada na Bíblia; além de ser muito famosa por fazer parte do filme Harry Potter; na fabricação de uma poção para evitar a petrificação de alguns personagens da ficção.

Na antiguidade, era usada pelos romanos, como anestésico, em cirurgias; além de usada pelos curandeiros da época, por causa de seus efeitos alucinógenos.

Mandragora (foto //raizesefolhas.com.br/a-magia-da-mandragora/)

Descrição

É uma herbácea, que produz uma grande e grossa raiz, que se estende por aproximadamente por um metro abaixo do solo. Possui caule muito curto, flores brancas ou roxas e frutos, que se assemelham a uma pequena maçã de cor laranja; e exalam um forte odor.

Propaga-se por mudas e é muito exigente em relação ao clima, solo e temperatura, sendo de difícil cultivo.

Há dois gêneros da planta, que se diferem muito entre si. Um é parente do tomate, considerada verdadeira e com nomenclatura de Mandragora officinalis. Ela possui flores roxas e suas folhas se assemelham às da Tanchagem.

A outra (Bryonia dioica) é parente da abóbora e possui as folhas em forma de palma; com flores brancas e pequenos frutos vermelhos; conhecida como “Nabo-do-diabo”.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como alucinógena, analgésica, narcótica, sedativa, afrodisíaca e purgante.

Serve para quê?

Antigamente seu uso era interno, para aliviar dores, como afrodisíaco e também para o tratamento de problemas do sistema nervoso.

Mandragora (foto //raizesefolhas.com.br/a-magia-da-mandragora/)

Apesar de toda a magia que envolve a planta, há poucas pesquisas em relação à Mandrágora, que tem efeitos alucinógenos e podem ser tóxicas.

Onde encontrar?

A planta é de difícil acesso e como requer muita exigência para seu cultivo, por isso ela é dificilmente cultivada em hortas ou jardins.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades Medicinais e aplicação da Mandragora"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.