Propriedades medicinais, benefícios e utilização do Jequitibá

Jequitibá (Cariniana brasiliens) é uma árvore de grande porte; sendo encontrada em toda a extensão da Mata Atlântica brasileira, podendo ultrapassar a 500 anos de longevidade.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como estopa, congolo de porco, jequitibá de agulheiro, jecuíba, pau carga, jequitibá cedro, jequitibá branco, jequitibá grande, sapucaia de apito ou jequitibá vermelho.

Descrição

A árvore pode atingir até 30 metros de altura, seu tronco pode alcançar até 4 metros de diâmetro. Suas folhas são ovaladas e levemente dentadas; as flores hermafroditas são pequenas, alvas e polinizadas por abelhas. Os frutos são ovalados, de cor marrom e produzem várias sementes.

Jequitibá (foto //modosdeolhar.blogspot.com)

A casca do tronco possui superfície externa, com tonalidade parda e irregular, com diversas saliências, com variadas propriedades medicinais. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades Medicinais

A casca da planta é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, anti-inflamatória, desinfetante, descongestionante, emética e laxante.

Serve para quê?

Na medicina popular, o chá preparado com as cascas da planta, é usado para descongestionar as vias respiratórias, para limpeza de machucados; além de ajudar no funcionamento intestinal e no alívio de infecções na garganta.

Sua madeira é amplamente comercializada na construção civil, fabricação de móveis e brinquedos; além de variados utensílios utilizados na lavoura.

Jequitibá (foto //en.wikipedia.org)

A planta possui forma exuberante; além de muito ornamental, podendo ser empregada em projetos paisagísticos de parques e praças públicas.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em drogarias e farmácias de manipulação; além de comercializada em sites, que vendem mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais, benefícios e utilização do Jequitibá"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.