Guaraná alimenta e com propriedades medicinais

2.8 (55.71%) 14 vote[s]

Guaraná fruto do guaranazeiro (Paullinia cupana), que é uma planta de origem amazônica, cujo fruto remete ao formato de um olho e chama atenção pelo seu colorido intenso.

Ele é conhecido popularmente por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina e guaraná-da-amazônia; além de fazer parte das várias lendas amazônicas que envolvem o belo fruto. Propaga-se por sementes ou mudas.

O nome “guaraná”, de origem guarani, provém da tribo Guarani, composta por índios brasileiros. O fruto desempenha papel muito importante na cultura da tribo; pois de acordo com a lenda indígena, eles acreditam que ele é uma erva mágica; que cura os problemas dos intestinos e ajuda a recuperar a força. A tribo conta ainda com o mito da “criança divina”, que foi morta por uma serpente e de cujos olhos nasceu a planta, que alimenta e cura enfermidades.

Conheça o Guaraná

É uma planta trepadeira, perene, que prefere locais quentes e úmidos para sua propagação e produção. O arbusto chega a atingir até 10 metros de altura, se tiver suporte de outras árvores. Os frutos possuem coloração vermelha e, em menores proporções, alaranjada e amarela. Quando amadurecem abrem-se parcialmente, deixando à mostra de uma a três sementes castanho-escuras, com a metade inferior recoberta por um espesso arilo branco.

O Brasil é o único país que produz o guaraná comercialmente. A maior produção concentra-se na cidade de Maués, no interior do Amazonas; a mais de 300 km da capital Manaus.

Utilização do guaraná

O fruto é processado e consumido na forma de pó, bastão, xaropes e extratos. Em refrigerantes o conteúdo mínimo exigido de sementes de guaraná é de 0,2 g e o máximo de 2 g/litro ou o seu equivalente em extrato.

Ele é utilizado na fabricação de bebidas energéticas, sorvetes, fármacos, cosméticos, confecção de artesanato, entre outros usos.

Propriedades medicinais do guaraná

Ele possui várias propriedades medicinais tais como estimulante do apetite, energética, tônica, estimulante, analgésica, antidiarreica e adstringente.

O fruto é largamente usado na medicina popular para alívio de vários sintomas tais como tratamento de dores de cabeça, depressão, cansaço físico e mental, diarreia, dor muscular, estresse, impotência sexual, dor de estômago e prisão de ventre. Ele pode ser usado em forma de chá, sucos e extratos.

Onde encontrar o Guaraná?

Ele é encontrado em casas que vendem produtos naturais na forma de cápsulas, extratos, em pó ou desidratado. Encontrado também em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Guaraná (Foto fonte //www.institutoamazonia.org.br/)

Guaraná (Foto fonte //www.institutoamazonia.org.br/)

Guaraná (//frutalestropicales.com/pt)

Guaraná (//frutalestropicales.com/pt)

Be the first to comment on "Guaraná alimenta e com propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.