Propriedades medicinais e benefícios da Gualtéria

5 (100%) 1 vote[s]

Gualtéria (Gaultheria sp) é uma planta originada da América do Norte, sendo muito conhecida na medicina popular, por causa de suas propriedades medicinais.

Ela possui outros nomes populares tais como pirola, chá-montês e chá do Canadá; além de estar reunida em mais de 170 espécies, sendo encontrada em vários continentes.

Descrição

A planta é um arbusto rastejante, que pode alcançar entre 15 e 20 cm, com folhagem muito resistente; composta por folhas lanceoladas de tonalidade verde brilhante.

Gualtéria (foto //www.gardenersworld.com)

Produz flores em formato de sino, muito perfumadas, em tonalidades brancas, que dão origem a uma baga redonda, que fica vermelha no outono. Propaga-se por mudas ou sementes. Ela é de fácil cultivo, preferindo solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, anti-inflamatória, estomáquica, antirreumática, estimulante, diurética, carminativa e emenagoga.

Serve para quê?

Amplamente usada na medicina popular, para alívio de  dores musculares e reumáticas. Ela auxilia na melhora de dores da tendinite, cãibras, gastrite, neuralgia, dor de cabeça; além de ajudar na saúde do estômago. A infusão pode ser usada como ducha vaginal em casos de leucorreia.

Gualtéria (foto //longislandnatives.com/)

Os frutos são comestíveis, mas apresentam sabor pouco convidativo ao paladar. A planta possui bela folhagem, sendo usada para finalidades ornamentais, em forma de cerca viva, bordadura de canteiros de praças e jardins.

O óleo essencial extraído da planta é utilizado para massagens relaxantes, que visam a melhora de dores musculares e reumáticas; além de fazer parte de vários rituais, em spas, para o bem estar do corpo em geral.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em canteiros, praças e jardins, conferindo beleza e colorido ao local.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e benefícios da Gualtéria"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.