Propriedades e benefícios da Genciana para a saúde

5 (100%) 2 vote[s]

Genciana (Genciana lutea L) é uma planta de origem europeia, conhecida popularmente por vários nomes tais como gencianela, genciana-amarela, gengiba, junciana, unciana, quina de pobre, genciana amarilla, argençana, jansana e gentiane jaune.

Conhecida desde a antiguidade por causa de suas propriedades medicinais; além de amplamente usada na medicina popular.

Descrição

A planta possui caule ereto e liso, que pode atingir até um metro de altura. Possui folhas largas, grandes e ovaladas, suas flores hermafroditas têm a tonalidade de um amarelo intenso; além de atrair vários insetos.

Genciana (foto //antropocene.it)

Genciana (foto //antropocene.it)

Seus frutos são em forma de cápsula, com algumas sementes. Propaga-se por mudas ou sementes. Prefere grandes altitudes para seu crescimento, que é lento; além de ser pouco exigente em relação à qualidade do solo.

Possui sabor extremamente amargo, considerada uma das plantas mais amargas do planeta, sendo usada na fitoterapia por causa do tipo de amargo “puro”, que faz muito bem a saúde.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como antidiabética; antiemética; anti-inflamatória; antimicrobiana; aperiente; colagoga; venérea; digestiva; emenagoga; laxante; vermífuga; febrífuga; anti-histamínico; anti-hipersensitiva; anti-pirética e anti-reumática.

Serve para quê?

Ela é usada para alívio de males digestivos, dores reumáticas, para ajudar no controle da diabetes; além de ajudar no controle da pressão arterial.

Genciana (foto //www.ppmac.org/content/genciana)

Suas folhas e raízes são utilizadas, na medicina popular, para a preparação de chás, compressas, temperos de alimentos; além de empregadas na fabricação de produtos cosméticos e medicamentos.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácia de manipulação, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de empregada na fabricação de vários medicamentos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades e benefícios da Genciana para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.