Flor-de-coral beleza e vários benefícios para a saúde

Flor-de-coral (Jatropha multifida) é originada das Américas, encontrada em várias regiões brasileiras, conhecida por vários nomes tais como Bálsamo, Flor-coral e Planta-coral.

Ela é conhecida em várias regiões do planeta e utilizada na medicina popular para alívio de várias doenças, por vários povos.

Conheça a Flor-de-coral

A planta é um arbusto, que possui ciclo perene, de pequeno porte, pois atinge até 5 metros de altura, sendo pouco exigente em relação ao solo e umidade. Só não tolera solos com salinidade. Prefere luz solar direta e propaga-se por sementes, estaquias ou mudas.

Suas folhas são grandes, recortadas e de coloração verde-escura. Sua inflorescência aparece quase o ano todo, remete ao formato de corais e chama atenção pelo vermelho intenso. Suas flores são pequenas e amarelas. Seus frutos possuem formato de cápsulas e quando amadurecem ficam amarelos.

Propriedades da Flor-de-coral

A planta apresenta variadas propriedades medicinais tais como diurética, antirreumática, anti-helmíntica, hemostática, purgante e laxante.

Utilização da Flor-de-coral

Ela é usada para fins ornamentais, embelezando canteiros, jardins, praças, ruas e jardineiras, fazendo parte de variados projetos paisagísticos.

Na medicina popular, as raízes, caules, folhas e sementes são usadas em variadas aplicações para alívio de várias enfermidades.

Suas sementes são usadas como purgante, para alívio de verminoses e podem conter substâncias abortivas. O óleo extraído das sementes é utilizado para dores reumáticas, coceiras, micoses e alívio de estados febris.

O leite ou látex extraído da planta, diluído em água, é utilizado para problemas estomacais, principalmente a gastrite e problemas de má digestão.

Onde encontrar a Flor-de-coral?

Ela é encontrada em jardins e quintais das casas de roça, em chácaras, em floriculturas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. O óleo extraído da planta é comprado em loja que vende produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Planta-coral

Flor-de-coral

Flor-de-coral

Be the first to comment on "Flor-de-coral beleza e vários benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.