Benefícios e propriedades da Filipêndula na medicina popular

Filipêndula (filipendula sp) é originada do Continente Europeu, muito conhecida entre os franceses e empregada na medicina popular desde a Idade Média; por causa de suas propriedades terapêuticas.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como barba-de-bode, erva-das-abelhas, filipêndula, grinalda-de-noiva, olmeira, orgulho-de-prado, rainha-do-prado, ulmária, ulmeira e ulméria.

Descrição

É uma planta de ciclo perene, que pode alcançar entre 0,70 cm a 1, 70 metros de altura, possui flores pequenas, cuja coloração varia com a espécie, podendo ser encontrada nas cores branca, lilás e rosa. Prefere solos úmidos, meia sombra e temperatura amena. Propaga-se por mudas ou pelas sementes.

Filipêndula (foto //www.penlanperennials.co.uk)

Filipêndula (foto //www.penlanperennials.co.uk)

Ela está reunida em várias espécies, que apresentam diferenças entre si. Veja abaixo as mais conhecidas:

  • Filipendula vulgaris, pequenas espécies bulbosas;
  • Filipendula purpureaa filipendula roxa;
  • Filipendula ulmaria ‘Aurea’, com folhagem dourada;
  • Filipendula ulmaria ‘Plena’ com flores duplas;
  • Filipendula ulmaria Variegata com folhagem variegada

Propriedades medicinais

Ela possui variadas propriedades medicinais tais como diurética, sudorífica, antioxidante, adstringente, antidiarreica, antiácida, calmante, cicatrizante, tônica e digestiva.

Sua composição contém óleo essencial, hiperosídeo, ácido salicílico, flavonoides, rutina, vanilina, glicosídeo, mucilagem, tanino, cumarinas e a presença da vitamina C.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular, para alívio de males do estômago, principalmente a azia; além de ajudar na cicatrização de feridas, em dores remáticas e musculares, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Filipêndula (foto //ellishollow.remarc.com/?p=724)

Filipêndula (foto //ellishollow.remarc.com/?p=724)

Suas flores, em forma de infusão, são usadas para alívio de gripes e descongestionamento das vias respiratórias. Elas são usadas ainda pelos apicultores para a fabricação de mel.

Usada também como condimento, pois suas flores perfumam as bebidas tais como vinhos e vinagres; as folhas jovens temperam os pratos; aromatizam chás ou ainda é servida como adoçante. Suas raízes podem ser comidas cozidas.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em jardins, canteiros e praças; além de comercializada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e propriedades da Filipêndula na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.