Escrofulária, usada desde a antiguidade por causa de suas propriedades

5 (100%) 1 vote

Escrofulária (Scrophularia nodosa) é uma planta encontrada em várias regiões do planeta; mas acredita-se que sua origem é do continente asiático. Ela é nominada popularmente por erva de São Pedro e erva do mau olhado.

Ela é conhecida desde a antiguidade, pois os romanos usavam um unguento à base de erva-do-mau-olhado, para aliviar a inflamação das hemorroidas.

Seu nome é originário de scrophula, uma forma de tuberculose da antiguidade, cujas plantas eram usadas no tratamento desta doença.

Descrição

Ela pode alcançar até um metro de altura, possui folhas de cor verde escura, flores vermelhas ou amareladas, visitadas por abelhas; Produz frutos repletos de sementes. Pouco exigente em relação ao solo, temperatura e frequência de rega, sendo encontrada em variadas regiões.

Escrofularia (//www.frozenseeds.com)

Escrofularia (//www.frozenseeds.com)

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinas tais como anti-inflamatória; cardíaca; depurativa; diurética; estimulante e laxativa.

Serve para quê?

Na medicina popular, todas as partes da planta são usadas, principalmente a raiz, para tratamento de doenças na pele, tais como eczemas, erupções, ferimentos, abcessos, sarna, irritações na pele e psoríase.

Além de ser usada como auxiliar do trato urinário, tendo em vista que trata ou evita problemas como cistite e uretrite. Empregada ainda para alívio de prisão de ventre.

Onde encontrar?

Escrofulária (foto //www.uksouthwest.net/)

Escrofulária (foto //www.uksouthwest.net/)

Ela é encontrada em beiras de estradas, em terrenos baldios, em quintais das casas de roça, pois como é de fácil cultivo, ela cresce espontaneamente variados locais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Escrofulária, usada desde a antiguidade por causa de suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.