Benefícios da Erva de Bicho para a saúde e bem-estar

5 (100%) 1 vote[s]

Erva de Bicho (Polygonum spp) é uma planta de origem asiática, amplamente conhecida na medicina popular, por causa de suas propriedades medicinais; além de encontrada em diversas regiões do planeta.

Ela é conhecida por vários nomes tais como Acataya, Caataiá, Capetiçoba, Capiçoba, Capitiçoba, Capitiçova, Persicaria do Brasil, Pimenta-d’-água, Pimenta do Brejo, Curage, no Brasil; Caá-tai, no Paraguai; Chileperro, na Costa Rica; Plumerillo Del Campo, na Argentina; Water Smartweed e Water Pepper, em inglês; Yerba de Hicotea, em Cuba; Poivrée e Piment d’au, na França e Bitterknoeterich, na Alemanha.

Erva de Bicho (foto //www.knowplant.com/)

Erva de Bicho (foto //www.knowplant.com/)

Descrição

A planta é uma herbácea de ciclo perene, com caule ramoso e simples, que enraíza na base, nodoso e com coloração avermelhada. De fácil cultivo é considerada erva daninha, sendo pouco exigente em relação ao solo, temperatura e frequência de rega.

As folhas são alternas, glabras, lanceoladas, verde-escuras e amargas. As flores são pequenas, de coloração branca ou rosada, dispostas em espiga terminal, longa, fina e flexível. O fruto-semente é um aquênio triangular pequeno e liso. Propaga-se por suas sementes.

Propriedades Medicinais

A herbácea é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, estimulante, febrífuga diurética, vermicida, anti-gonorreica, anti-hemorroidária, anti-inflamatória, sedativa, descongestionante e antidiarreica.

Serve para quê?

Na medicina popular, ela é usada para alívio de úlceras, erisipela, artrite, blenorragias, diarreias com sangue, febres  e congestões cerebrais. Promove um efeito sedativo e hemostático, desinflamando e descongestionando os tecidos; além de ajudar na boa digestão.

Erva de Bicho (foto //www.inaturalist.org)

Erva de Bicho (foto //www.inaturalist.org)

Ela é usada em forma de chá, xarope, extrato, sendo um importante ingrediente da homeopatia, pois ajuda no alívio de diversos males.

As folhas frescas são usadas para cortar o sangramento de feridas, sendo bastante eficaz em úlceras cutâneas. As folhas frescas e brotos podem ser usados na culinária, em diversas saladas, mas possuem sabor amargo e picante.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em farmácia de manipulação, e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

1 Comment on "Benefícios da Erva de Bicho para a saúde e bem-estar"

  1. Excelente. Quando eu era criança ouvia os adultos recomendar para tratar de hemorroidas

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.