Crataeva e sua versatilidade na medicina popular e ayurvédica

5 (100%) 1 vote

Crataeva (Crataeva Nurvala) é de origem indiana, popularmente conhecida por Varuna, amplamente utilizada na medicina popular e na ayurveda, há mais de 3.000 anos. Ela é conhecida ainda por Barun, Baruna, Borun, Barla, Bila e Pera de Alho Sagrado.

Descrição

É uma árvore de médio porte, sendo encontrada facilmente próxima a córregos e margens dos rios; mas não tolera altas altitudes e nem solos muito drenados. A casca do caule é lisa e marrom; enquanto os ramos são esbranquiçados e manchados de marrom.

As flores são branco-esverdeadas ou amareladas; além de muito perfumadas e florescem em março. Suas sementes são envolvidas em polpa amarelada. Os frutos são ovalados, com 2,5 cm de diâmetro, semelhantes a um limão; ficam vermelhos durante a maturação e aparecem no mês de junho. Propaga-se pelas sementes ou por mudas.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, antisséptica, laxante, colagoga, aperitiva, urolitítica, antidiabética, antibacteriana, analgésica, antidiarreica, antioxidante e cardio-protetora.

Crataeva (foto https://www.herbal-supplement-resource.com/)

Crataeva (foto https://www.herbal-supplement-resource.com/)

Serve para quê?

Toda a planta possui alto valor medicinal e tradicionalmente usada no tratamento de várias doenças, tanto internamente quanto externamente.

Externamente, a pasta ou suas folhas são aplicadas em abcessos, feridas e em dores remáticas. A polpa das folhas é aplicada no abdômen.

Em forma de chá, ela é usada para alívio de flatulência e dor abdominal; além de funcionar como laxante, aperitiva e vermicida.

Usada ainda para infecções do trato urinário, dor ao urinar, cistite, anorexia, tumores e distúrbios hepático; além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

Crataeva (foto http://www.planetayurveda.com)

Crataeva (foto http://www.planetayurveda.com)

Ela é empregada na fabricação de remédios fitoterápicos ayurvédicos tradicionais, que ajudam a aumentar o apetite, enquanto estimula a digestão; na eliminação e no tratamento de flatulência, dores abdominais e para a circulação sanguínea.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácias de manipulação, drogarias e em sites, que comercializam produtos naturais e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Crataeva e sua versatilidade na medicina popular e ayurvédica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.