Copaíba e suas propriedades terapêuticas para a saúde

4.3 (86.67%) 3 vote[s]

Copaíba (Copaifera sp), família Leguminosae, é uma planta originada das Américas; encontrada em várias regiões brasileiras tais como no Sudeste, Centro-Oeste e Amazônica.

A árvore é chamada popularmente de copaibeira, pau-de-óleo, copaúva, copai, copaibarana, copaibo, copal, marimari, bálsamo dos jesuítas e o óleo extraído da planta, é chamado de óleo de copaíba ou bálsamo.

Conheça a Planta

A copaibeira é uma planta de grande porte e muito resistente, pois alcança mais de 400 anos de vida. Possui casca muito aromática, folhagem densa, pequenas flores e produz frutos secos, do tipo vagem. Suas sementes são pretas, ovaladas e ricas em lipídeos.

Copaíba: Um exemplar florido. Foto tirada em fins de janeiro, defronte ao Tribunal de Contas, no Parque dos Poderes (Foto: //timblindim.files.wordpress.com)

Copaíba: Um exemplar florido. Foto tirada em fins de janeiro, defronte ao Tribunal de Contas, no Parque dos Poderes (Foto: //timblindim.files.wordpress.com)

A planta é conhecida há mais de 500 anos, sendo utilizada na medicina natural, por suas variadas propriedades medicinais tais como diurética, cicatrizante, vermífuga, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibiótica, expectorante, desinfetante e estimulante.

O óleo da copaíba é muito popular na região norte brasileira e utilizado pelos indígenas para várias finalidades tais como dores de dentes, de garganta, limpeza e cicatrização de feridas, tosses, bronquites, doenças da pele, cefaleia, hemorragia, psoríase, eczema, diarreia e picadas de cobra, além de servir para iluminar a noite das roças, como substituto ao óleo diesel, nas lamparinas e lampiões.

A árvore é tão importante para os ribeirinhos da região norte, que ela é conhecida como o Antibiótico da Mata e como remédio universal da Amazônia.

Utilização da Copaíba

A Copaíba é uma planta muito versátil, pois além de suas propriedades terapêuticas aproveitadas na medicina popular; seu óleo é usado na odontologia, na preparação de cimentos endodônticos, na prevenção e combate da doença periodontal.

Aproveitado pela indústria cosmética e farmacêutica para a produção vários cosméticos, medicamentos e também para a preparação de vernizes.

Flores da Copaíba (Foto: //timblindim.files.wordpress.com)

Flores da Copaíba (Foto: //timblindim.files.wordpress.com)

Sua madeira é utilizada para várias obras de carpintaria, produção de madeira, carvão e para a construção civil e naval.

A Copaíba é uma planta disputada pelos mercados nacionais e internacionais; por causa de sua versatilidade para a produção de vários produtos.

Onde encontrar a Copaíba?

Ela é facilmente encontrada em feiras livres, mercados municipais e casas que vendem produtos naturais nas versões em óleo e em forma de casca.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Copaíba e suas propriedades terapêuticas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.