Canela Branca é versátil para diversas aplicações

5 (100%) 1 vote

Canela Branca (Nectandra) encontrada na Mata Atlântica brasileira, na caatinga e cerrado, sendo conhecida também por canela-garuva, canela-da-várzea; canela-do-brejo; canela-fedorenta; canela-louro; canela-vermelha e espora-de-galo. Ela é encontrada em quase todas as regiões brasileiras, de norte a sul.

Cultivo

A caneleira branca é uma árvore de grande porte, pois pode variar de 20 a 40 metros de altura, sendo distribuída em diversas variações.

Possui folhas ásperas que podem chegar a até 15 centímetros de comprimento. Produz flores branco-amareladas muito visitadas por insetos. O fruto possui aproximadamente dois centímetros e pedúnculo bem destacado, sendo carnoso e com 2 cm de comprimento, de cor marrom-vinácea,
quando maduro, com cúpula vermelha. A propagação é por sementes ou por mudas.

Canela Branca (foto //florabrasileira.wordpress.com/)

Canela Branca (foto //florabrasileira.wordpress.com/)

Propriedades medicinais

Ela apresenta propriedades medicinais tais como digestiva e tônica, sendo usada para problemas digestivos e alívio de males do fígado.

Serve para quê?

Sua madeira é bastante explorada pelo homem, já que o crescimento dela se dá de forma acelerada, o que acaba facilitando o reflorestamento; além de usada na recuperação de áreas degradadas.

A madeira é usada ainda na construção civil, como caibro, forro, ripa, tabuado, taco, esquadrias, obras internas e na fabricação de variados móveis.

Na medicina popular, é muito conhecida para a saúde intestinal, do estômago, para problemas do fígado e da digestão.

Onde encontrar?

Canela Branca (foto //florabrasileira.wordpress.com/)

Canela Branca (foto //florabrasileira.wordpress.com/)

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; em drogarias e farmácias de manipulação, em forma desidratada, para preparação de chá.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

2 Comments on "Canela Branca é versátil para diversas aplicações"

  1. Boa tarde, uma dúvida, o nome científico da Canela Branca não seria Nectandra Leucantha, ao qual esta sendo estudada inclusive para males como leschimaniose e mal de chagas?

    • Prezada Ana Rita, agradecemos sua visita! De acordo com a Embrapa, o nome da Canela Branca é Nectandra lanceolata. Na dúvida, colocaremos somente o gênero Nectandra. Se você puder nos ajudar a esclarecer a dúvida ficaremos agradecidos e convidamos a sempre que possível, retornar ao nosso site. Atenciosamente Equipe coisasdaroca.com.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.