Buchu e suas variadas aplicações na medicina popular

5 (100%) 1 vote

Buchu ( Agathosma betulina) é uma planta de origem africana, conhecida na medicina popular, por causa de suas inúmeras propriedades terapêuticas. Ela é conhecida popularmente por bucco, bucku, bookoo e diosma.

Cultivo

A planta é uma erva de médio porte, que varia de um metro a um metro e meio de altura. Ela prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Cresce ainda em solos montanhosos e em grandes altitudes.

Suas folhas são largas, pequenas, oleosas e em formato oval; as flores, adoradas pelos insetos, possuem tonalidades violetas ou brancas, cujas sementes são liberadas depois que as flores secam.

Buchu (foto https://www.inaturalist.org/)

Buchu (foto https://www.inaturalist.org/)

A fruta possui forma de cápsula com cinco seções, que após amadurecer, se abre para liberar as sementes, que ajudam na propagação do arbusto.

Propriedades

Ela é rica em propriedades antioxidante, antisséptica, diurética, cicatrizante e anti-inflamatória, sendo empregada na medicina popular, para alívio de vários males.

Serve para quê?

Suas flores, em forma de estrela, são amplamente usadas na fabricação de perfumes, cremes, loções e sabonetes pela indústria cosmetológica.

Seu óleo essencial é comercializado para diversas finalidades e facilmente encontrado em farmácias de manipulação.

Buchu (foto https://parceval.co.za/)

Buchu (foto https://parceval.co.za/)

Na medicina popular, é usada em forma de chá, para alívio de doenças respiratórias, na diminuição de cólicas menstruais, na regulação do ciclo, para a tensão pré-menstrual, na saúde renal e para a digestão. Ela é usada ainda na cicatrização de feridas e limpeza de pequenos machucados.

Os Khoikhoi, nativos do sudoeste africano, criaram uma bebida com o buchu, conhecida como Brandy Buchu, que ainda é fabricada e comercializada, como um conhaque medicinal.

A planta é usada também para finalidades ornamentais, em jardins e canteiros, por causa de suas belas flores; além de ser de fácil cultivo.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em forma de óleo essencial ou extrato, em farmácias de manipulação e sites que comercializam produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Buchu e suas variadas aplicações na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.