Anabi é conhecida por suas propriedades terapêuticas

Avalie esta postagem

Anabi (Potalia amara) é uma planta de origem amazônica, sendo conhecida popularmente por pau de cobra; amplamente utilizada na medicina popular contra venenos de cobras. Ela é muito conhecida pelos indígenas e pela população ribeirinha da região norte do Brasil.

Cultivo

A planta é um pequeno arbusto com folhas curtas e pecioladas, produz flores brancas, campanuladas, dispostas em cimeiras. Ela apresenta sabor amargo e resina amarela, que pode ser tóxica.

As partes usadas na medicina popular são as folhas, ramos e raízes, mas é preciso tomar cuidado, pois se trata de uma planta tóxica, exigindo cautela para aplicação e utilização.

Anabi (foto https://www.naturalcura.com.br/anabi/)

Anabi (foto https://www.naturalcura.com.br/anabi/)

Propriedades terapêuticas

Ela possui propriedades terapêuticas tais como adstringente, mucilaginosa, antissifilítica e oftálmica.

Usada para quê?

Ela é usada em forma de infusão para inflamações oculares e para ajudar no controle da sífilis; mas não há comprovação científica para tais finalidades.

De acordo com a crença popular amazonense, as folhas são secas em fogo, esmagadas e peneiradas. O pó resultante é misturado com água fria e bebido pelo paciente. Ainda segundo a crença, tal bebida além de ajudar a desinchar; auxilia na redução do sangramento interno causado pela picada de cobra, principalmente a cascavel.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saude.

Be the first to comment on "Anabi é conhecida por suas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.