Osterfest considerada a maior festa da Páscoa em Pomerode

5 (100%) 1 vote

A Osterfest é a festa da páscoa realizada na cidade catarinense de Pomerode, situada no Vale Europeu; considerada uma das regiões mais bonitas do Brasil.

A festividade cristã, que comemora a ressurreição de Cristo é sincronizada com o “Pesah” judaica, misturada desde os dias mais primitivos do catolicismo com os ritos europeus pagãos.

A festa típica é uma tradição germânica, que durante a comemoração da páscoa, une as famílias, que enfeitam árvores com cascas de ovos que juntaram ao longo do ano. A árvore é chamada de Osterbaum, que representa a morte de Cristo e os ovos coloridos a ressurreição.

Osterfest (foto pomerode.com.br)

Osterfest (foto pomerode.com.br)

A Osterbaum  de Pomerode é considerada a maior Árvore de Páscoa do mundo e já entrou para o Guinness World Records , o livro dos recordes.

Atrações

A festa típica foi criada relembrar e reviver os costumes dos imigrantes alemães, que fizeram isso com maestria e com variada programação, que conta com as atividades relacionadas abaixo:

-Oficina de pintura de casquinhas naturais;
-Contação de histórias;
-Mini Cidade de brinquedos;
-Foto com Coelho da Páscoa;
-Mini fazendinha com coelhos de verdade;
-Passeio em Pônei;
-Espaço de briquedos da Calesita (e loja, prepare o bolso);
-Apresentações de música e dança;
-Ostermarkt – Feira de Páscoa que vende artesanato e artigos de decoração;
-Apresentações de grupos folclóricos e outras atrações.

Osterfest (foto //poracaso.com/)

Osterfest (foto //poracaso.com/)

A cidade é incrementada com a decoração de símbolos tradicionais, como a Osterbaum – Árvore da Páscoa, cujos galhos secos lembram a frieza e morte do sepulcro de Jesus; e junto a cascas de ovos coloridas, representam a alegria da vida na ressurreição de Cristo.

Pomerode se organiza toda, de forma a envolver as crianças, os órgãos públicos e toda a comunidade na preparação da cidade; que recebe em média mais de 40 mil visitante, no período pascoal.

O costume de pintar as cascas dos ovos está presente em outras cidades colonizadas por alemães; que herdaram a tradição de seus antepassados e mantém vivos tais rituais.

Be the first to comment on "Osterfest considerada a maior festa da Páscoa em Pomerode"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.