Kerb, de origem alemã, muito presente em várias cidades do sul do Brasil

5 (100%) 1 vote[s]

KERB, festa típica de origem alemã, que objetiva a comemoração de inaugurar uma igreja; além de representar a confraternização das famílias.

Tradição

Tal costume está muito presente na região sul do Brasil; alem de se incorporar como atividade característica das comunidades germânicas.

A referida confraternização chegou ao Brasil, com os imigrantes alemães. Acredita-se que a designação de Kerb, surgiu em comparação com os demais sinônimos da palavra; além de ter se firmado devido a grande quantidade de imigrantes do Hunsrück , que vieram do atual estado da Renânia Palatinado.

Kerb (foto //revistanews.com.br)

Kerb (foto //revistanews.com.br)

Nos antigos costumes dos imigrantes e descendentes, o Kerb era realizado realmente com base na data da inauguração da igreja local. Tal comemoração iniciava no domingo e encerrava na terça-feira, durando aproximadamente três dias.

Atrações

As famílias enfeitavam as casas e utilizavam roupas festivas. Nestes dias ocorriam bailes locais e visitas às casas. Com muita hospitalidade, a comunidade e familiares eram recebidos nos lares com fartura de alimentos e bebidas.

Variações

O Kerb brasileiro recebeu inúmeras variações, ou por vezes se aplicou no Brasil as variações dos costumes alemães. Muitos utilizam como base a data da colocação da pedra fundamental da igreja. Outros, a data do Santo padroeiro. Outra variação é a utilização da data de inauguração de alguma coisa ou emancipação da cidade.

Kerb (foto //www.adjorisc.com.br)

Kerb (foto //www.adjorisc.com.br)

Além da questão do calendário, muitos condensaram as comemorações de 3 dias em 1; ou prolongaram durante semanas como festa oficial do municipal, que remetem o às Oktoberfests. Para muitos o simples fato de ser uma festividade germânica, já é motivo de se utilizar o nome de Kerb. Cada localidade passou a ter particularidades em suas atividades.

O evento atualmente é realizado uma vez por ano, com variadas atrações tais como escolha da Rainha e Princesas, bailes que lotam o Centro de Eventos, bailes ao ar livre; além de desfiles de carros alegóricos, retretas musicais e brincadeiras alusivas.

As cidades de Nova Petrópolis e Piratuba atraem milhares de visitantes para a festa típica e suas variadas atrações.

Be the first to comment on "Kerb, de origem alemã, muito presente em várias cidades do sul do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.