Festa Pomerana agita anualmente a bela Pomerode e seus visitantes

5 (100%) 1 vote

A Festa Pomerana, realizada anualmente na cidade catarinense de Pomerode, envolve milhares de turistas e habitantes da bela região do Vale Europeu. A cidade é considerada a mais alemã do Brasil; e ao longos dos anos tenta manter tal título.

Objetivos da Festa Pomerana

A festa típica objetiva resgatar as tradições dos imigrantes europeus, que muito contribuíram para a formação da cidade; principalmente os alemães; além de garantir que as novas gerações perpetuem tal tradição.

Atrações da Festa Pomerana

Pomerode Estilo Enxaimel

Pomerode Estilo Enxaimel

A festa tem a duração de aproximadamente treze dias, é realizada no mês de janeiro e envolve em sua programação:

Apresentação de bandas e bandinhas, que cantam música em alemão e português; além de alegrar os dançarinos e os visitantes;

Danças típicas do folclore alemão com as roupas típicas de seus antepassados;

Desfiles de carros alegóricos, que resgatam a tradição dos imigrantes e a vida na roça; com suas lavouras e utensílios para a lida no campo;

Culinária típica com cucas de diversos sabores; além do marreco recheado;

Degustação do chopp de vinho;

Feira de artesanato; com variados produtos pomerodenses;

Competições de qual o serrador mais rápido, que poderá usar o serrote ou o traçador gurpião;

Fackelzug, tradição que remonta o tempo da colonização em Pomerode, época em que não havia energia elétrica e as festas eram iluminadas por tochas e lamparinas. Essa tradição é relembrada com o desfile de tochas e com a dança das cozinheiras.

Pomerode

Pomerode

Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, uma atração é curiosa, cujo instrumento de percussão, conhecido também como “violino do diabo”; tem o som emitido por um serrote. Tal atração chegou ao Brasil com os imigrantes alemães; e de acordo com  a tradição, a peça deve ser fabricada pelo próprio instrumentista.

A cidade de Pomerode realiza eventos ao longo do ano, com objetivo de resgatar e valorizar a herança cultural de seus antepassados; além de incentivar o turismo na cidade.

Outras festas típicas e eventos poderão ser conferidos neste link, que divulga vários eventos do imenso Brasil e de sua riqueza cultural.

Be the first to comment on "Festa Pomerana agita anualmente a bela Pomerode e seus visitantes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.