Propriedades Medicinais, aplicação e utilização da Nogueira

Nogueira (Juglans regia) é uma planta de origem asiática, conhecida desde a antiguidade e utilizada na medicina popular para alívio de diversos males.

Ela é conhecida por vários nomes tais como Noz, Noz-caucasiana, Noz-comum, Noz-europeia, Nogueira-de-iguape, Nogueira-do-literal e Nogueira da Índia.

Descrição

Nogueira ( foto //pixabay.com/)

A árvore é de grande porte e pode alcançar até 25 metros de altura; possui crescimento lento e muita longevidade, pois pode chegar até 300 anos de idade ou mais.

Possui casca acinzentada e suas folhas são verde-claras e pecioladas, que dão origem a um óleo muito aromático. Produz flores masculinas e femininas e seus frutos são conhecidos como nozes. Propaga-se por mudas ou sementes e prefere solo úmidos e profundos.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, depurativa e antioxidante. Seus frutos são ricos em vitamina C e sais minerais.

Serve para quê?

Seus frutos são amplamente utilizado na alimentação, na preparação de variadas receitas culinárias tais como bolos, biscoitos, pavês, sorvetes, doces e acompanhamento de diversos pratos.

Consumidos regularmente e em dose moderada ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Nogueira (//dragonpharmabrasil.com)

Sua madeira é considerada de muito boa qualidade e usada sobretudo para o fabrico de mobiliário. Os frutos (nozes) cujas sementes se encontram no interior do endocarpo duro, são consumidas como frutos secos; além de utilizados para extração de óleo vegetal.

Na medicina popular, o chá das folhas, é depurativo e muito utilizado no combate ao colesterol alto; além de ajudar na purificação sanguínea. Ajuda ainda no tratamento de infecções e inflamações gastrointestinais e do aparelho urinário. Ajuda também no controle da diabetes e no alívio de reumatismo e artrite.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades Medicinais, aplicação e utilização da Nogueira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.