Ervilha é uma leguminosa repleta de propriedades para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Ervilha (Pisum sativum L) é uma leguminosa de origem asiática, cultivada desde a pré-história, sendo popular entre gregos e romanos; que a difundiram pelo continente europeu.

Ela chegou à América com o navegador português, Cristóvão Colombo, por volta do século XV; época das grandes navegações e descobrimentos.

Além de sua importância na alimentação, a ervilha foi usada pelo padre Gregor Mendel, que descobriu as leis da hereditariedade, que muito contribuíram para a genética.

Descrição

Ervilha (foto //gobotany.newenglandwild.org)

Ervilha (foto //gobotany.newenglandwild.org)

A espécie Pisum sativum engloba as variedades sativum e arvense, que são utilizadas na agricultura, em diversas regiões do planeta. A variedade sativum apresenta flores brancas e sementes de cor verde ou creme; e a variedade arvense apresenta flores violetas e sementes coloridas.

A planta possui ciclo anual, cujas raízes são profundas, os caules são ocos e angulosos, podendo chegar até três metros de altura. O fruto é em formato de vagem, que pode conter até 10 sementes. Propaga-se por sementes e adapta-se em variadas temperaturas e solos, mas tem preferência por temperaturas mais amenas e solos ricos em nutrientes.

Propriedades

Ela é rica em fibras, vitaminas A, B e C; além de alguns sais minerais, como ferro e cálcio. É rica em propriedades antioxidante, cicatrizante e tônica.

Ingerida regularmente ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde da pele e no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar na saúde intestinal.

Serve para quê?

As mais usadas são a ervilha-torta, da qual se aproveitam tanto o grão como a vagem, e a ervilha-de-debulhar, da qual apenas o grão pode ser consumido.

Ervilha (foto //www.ecosia.org)

Ervilha (foto //www.ecosia.org)

Na culinária, a leguminosa possui várias finalidades, tais como em saladas ou como recheio de panquecas, omeletes, tortas, empadinhas; ou ainda usada para guarnição, junto a outras hortaliças, para acompanhar carnes, aves e peixes.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada in natura em mercados e feiras livres; além de comercializada, em conserva ou semi-cozida, para diversas finalidades.

Be the first to comment on "Ervilha é uma leguminosa repleta de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.