5 benefícios do Coco para a saúde e para a indústria

5 (100%) 1 vote[s]

Coco (Cocus nucifera L) é uma planta originária da Ásia, que chegou ao Brasil, com os colonizadores; no início do seculo XVI e adaptou-se bem ao clima tropical, sendo encontrado em quase todas as regiões brasileiras.

Ele é chamado popularmente de coco-da-bahia, coqueiro-da-bahia, Kokospalm (alemão), coco (espanhol), noix de coco (francês), coconut (inglês) e palma de cocco (italiano).

Descrição

A planta é uma palmeira de ciclo perene, que atinge até 20 metros de altura e caule que apresenta até 30 centímetros de diâmetro. Possui grandes folhas, que podem chegar até 6 metros de comprimento. Produz flores, masculinas e femininas, no mesmo cacho, que são pequenas brancas ou amareladas e polinizadas por abelhas. O fruto é em formato de drupa, com polpa branca. Propaga-se por mudas.

Coco (foto Evandro Marques www.coisasdaroca.com)

Coco (foto Evandro Marques www.coisasdaroca.com)

Propriedades Medicinais

Ele apresenta inúmeras propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, calmante, condicionante, emoliente, hidratante, nutritiva, antioxidante, anticancerígena, protetora das membranas celulares, refrescante, remineralizante e umectante.

Ele apresenta ainda alto teor de fibras, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B5, C e E; além dos sais minerais sódio, potássio, manganês, cobre, magnésio e ferro.

Ingerido regularmente ajuda no bom funcionamento intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Serve para quê?

O fruto é amplamente usado na alimentação e na preparação de receitas culinárias tais como a cocada; além de usado pela indústria alimentícia na preparação de açúcar, bolos, pães, biscoitos e acompanhamento de barras de cereais.

Coco (foto Evandro Marques www.coisasdaroca.com)

Coco (foto Evandro Marques www.coisasdaroca.com)

Na cosmetologia, ele é importante na fabricação de cremes, shampoos, loções, sabonetes, hidratantes e óleos de massagem.

Na medicina popular as partes do fruto são empregadas para diversas finalidades tais como:

-Castanha: úlceras de estômago, inflamações intestinais, artrite, asma, tosse e afecções das vias respiratórias;
-Água-de-coco: hidratante, enfermidades da bexiga e como soro para desidratação;
-Leite de coco: asma e como um super alimento;
-Coco fresco ralado: vermes intestinais;
-Óleo de coco: alívio de dor em dentes cariados, além de facilitar sua extração.

Suas folhas são usadas para confecção de variados artesanatos; além de servir para a cobertura de casas e cabanas das populações ribeirinhas, das diversas cidades brasileiras.

Seu caule é usado para a sustentação de pequenas obras,  construção de pequenas cabanas e canoas, em diversas regiões.

Onde encontrar?

Facilmente encontrado em mercados e feiras, na forma in natura; além de comercializado, na forma desidratada, em lojas de produtos naturais e diversos sites.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "5 benefícios do Coco para a saúde e para a indústria"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.