Enxaimel, técnica de construção que remonta a antiguidade

5 (100%) 1 vote

O estilo enxaimel é uma técnica de construção que remonta a antiguidade, mas não há como indicar sua origem exata. A versão mais defendida atualmente é que a técnica teve origem na Idade Média; com os alemães, que a difundiram pelo planeta.

O momento áureo desta técnica, também chamada de fachwerk, foi durante os séculos XVI e XVIII;  e na época da imigração, no final de 1800, já estava fora da moda na Europa; mas foi útil aos imigrantes que chegaram no Brasil.

O estilo arquitetônico foi amplamente utilizado no continente europeu, em variadas regiões e chegou ao Brasil; na região sul, com os imigrantes, principalmente os alemães e italianos.

Enxaimel

Técnica

A técnica se baseava na estrutura de madeiras encaixadas, cujos vãos eram preenchidos com tijolos ou taipa. O conjunto de estacas e caibros que sustentam as divisões da estrutura da casa, podem ou não ficar visíveis.

As vigas de madeira, ao serem cortadas, eram marcadas com sinais, geralmente em algarismos romanos; para facilitar a identificação, posição e ordem correta, para organizar e agilizar a obra.

Em obras mais antigas, as vigas eram modeladas com machado; pois em muitos casos, os pregos não existiam, sendo que o encaixe era feito por pregos ou pinos de madeira.

A construção possui forma retangular, com as fundações de madeira. O esqueleto do prédio era formado por vigas grossas de madeira, postas verticalmente, horizontalmente e diagonalmente, com o objetivo de garantir sustentação para o edifício.

As paredes eram preenchidas com tijolos ou barro, dependendo do poder aquisitivo da família e do clima da região, que influenciaria na durabilidade da obra. A cobertura da construção era com ramos vegetais, placas de madeira ou telhas.

Pomerode

A partir do século XX, a técnica foi sendo substituída por casas mais modernas. Atualmente elas fazem parte do turismo histórico das regiões nas quais são encontradas as construções.

Onde encontrar? 

A técnica está presente em várias localidades da região sul brasileira, tais como Pomerode, no Vale Europeu; no Vale do Itajaí, sendo parte de roteiros turísticos pela bela região.

Be the first to comment on "Enxaimel, técnica de construção que remonta a antiguidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.