Receitas típicas do Paraná: conheça as principais

Um dos pontos mais interessantes sobre a vida no Brasil é o fato de que o país tem dimensões continentais e conta com várias culturas diferentes. Por exemplo, o que vemos de receitas típicas do Paraná pode ser algo extremamente incomum em Alagoas ou em Sergipe. Isso sem falar nas diferenças de sotaques, hábitos culturais e muito mais. É quase como se fossem vários países diferentes dentro do Brasil.

Isso acontece por uma série de motivos. Por exemplo, cada parte do Brasil recebeu imigrantes de países diferentes e teve uma origem diferente. Por isso, eles foram evoluindo de forma diferente, recebendo estímulos distintos de várias fontes. Por isso, cresceram como culturas bem diferentes mesmo estando no mesmo país. Curioso, não é mesmo? Assim, é normal que os brasileiros gostem de turistar no próprio país, já que parece mesmo ser outra cultura.

Se você pretende viajar para o estado em breve, precisa conhecer algumas das receitas típicas do Paraná para poder comer por aqui, seja nos restaurantes Rappi em Curitiba, seja em qualquer outra cidade do estado. Quer ver quais são os principais pratos? Então siga a leitura abaixo!

5 excelentes receitas típicas do Paraná

1. Barreado

O Barreado é um dos pratos mais tradicionais do Paraná e, portanto, uma daquelas comidas que você não pode deixar de provar quando estiver no estado. O prato é formado por diferentes tipos de carnes preparadas em uma panela de barro (daí o nome do prato). Elas são cozinhadas até ficarem bem macias e temperadas. Depois, são servidas em um prato fundo e, normalmente, acompanhadas de arroz, farinha de mandioca e banana da terra. No entanto, é possível encontrar outros acompanhamentos também em algumas cidades.

Normalmente, o Barreado é um prato que faz muito sucesso no inverno, até por causa dos seus ingredientes, mas também pode ser muito aproveitado em outras estações.

2. Carne de Onça

A Carne de Onça é um prato que é considerado patrimônio cultural de Curitiba e, por isso, é uma opção obrigatória para quem estiver na cidade. No entanto, não precisa se preocupar: o prato não leva carne de onça de verdade!

Ele é feito com carne moída crua, que é muito bem temperada e leva uma camada de cebolinha por cima. O seu nome vem do fato de que as pessoas que comiam o prato antigamente ficavam com um pouco de mau hálito por causa da quantidade de cebola. Elas ficavam com o famoso “bafo de onça”. No entanto, hoje em dia o prato já leva menos cebola.

3. Kutiá

O Kutiá é um prato muito delicioso, feito normalmente mais no interior do paraná. Ele consiste em uma espécie de pudim doce feito com sementes de papoula, grãos de trigo, uvas passas e nozes picadas, além de um pouco de mel e canela em pó. Normalmente, ele é muito comido na época do Natal, pois é uma tradição cultural de cozinhas eslavas (como a ucraniana, polonesa e russa). Como o Paraná recebeu muitos imigrantes dessas regiões, o prato se tornou tradição da região.

4. Frango com Knedle

Outro tradicional prato da cozinha da Europa Oriental (mais na Polônia) é o Knedle. Trata-se de um bolinho de massa de batata cozinha, com recheio que pode ser de damascos ou de ameixas. No Paraná, o prato é servido normalmente acompanhado de um pouco de frango (sobrecoxa, na maior parte das vezes), além de um molho especial. Outro tradicional prato da cozinha da Europa Oriental (mais na Polônia) é o Knedle. Trata-se de um bolinho de massa de batata cozinha, com recheio que pode ser de damascos ou de ameixas. No Paraná, o prato é servido normalmente acompanhado de um pouco de frango (sobrecoxa, na maior parte das vezes), além de um molho especial.

5. Qualquer coisa com pinhão

Por fim, um dos ingredientes mais populares e típicos do Paraná é o pinhão. A região costuma aproveitar muito uma tradição europeia que é a de comer pinhão no outono e no inverno, especialmente assado ou cozido.

Existem muitas outras receitas usando o ingrediente. Há quem faça bolinhas de pinhão (ele é processado com cebola e ovo e depois integrado a uma massa com arroz, queijo parmesão e salsa). Existem muitas receitas de conserva de pinhão também, especialmente para a sobremesa, além dos deliciosos pinhões salteados na manteiga. No entanto, a opção mais tradicional é realmente o pinhão assado ou cozido, temperado com um pouco de sal.

E aí, o que achou dessas nossas receitas típicas do Paraná? É muita comida boa junta, não é mesmo? Sem dúvida, bateu aquela fome só de ler. Imagina só poder pedir uma comida dessas em um dos restaurantes de Curitiba ou de outra cidade local e poder comer em uma viagem de férias? Deve ser uma delícia! Se bateu a vontade, então é só aguardar o fim da pandemia do novo coronavírus e fazer a sua viagem para o Paraná!

Gostou do texto? Então conte para a gente qual desses pratos você mais ficou com vontade de comer!

Be the first to comment on "Receitas típicas do Paraná: conheça as principais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.